UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89156 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2365 "inscrito_id" => 11487 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma metodologia utilizada para o ensino de Estatística, com foco na aprendizagem significativa e uso de software matemático. A Estatística está presente em diversas áreas do conhecimento, pode-se afirmar que seu entendimento é muito importante para ser utilizado em todos os componentes curriculares e em diversas áreas de trabalho. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em entender essas informações porque não sabem interpretar de forma correta o que está descrito. O principal desafio é como despertar seu interesse e desenvolvimento em hábitos de leitura e entendimento desses conhecimentos, e o porquê de se aprender Estatística. Pensando nisso, as atividades desenvolvidas buscaram fazer análises estatísticas de resultados obtidos através de pesquisas cuja temática seja do cotidiano do aluno com o intuito de chamar sua atenção para o uso do método estatístico em seu dia a dia. Foi analisada a sua aplicação nos diversos setores da sociedade, percebendo assim, a importância de se desenvolver esse conhecimento desde os primeiros anos escolares. Além da abordagem social, discutiu-se o ensino e a aprendizagem da Estatística. As aulas foram expositivas e dialogadas com apresentação de conteúdos com auxílio de slides, livros, artigos, resolução de exercícios e discussão dos resultados através de sua reprodução no computador e questionamentos. Este é o relato de experiência de duas discentes do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, em parceria com a docente e o monitor de ensino do componente curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11487_TB2365_20082022160155.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA DE OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliachavesnd27@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89156 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2365 "inscrito_id" => 11487 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma metodologia utilizada para o ensino de Estatística, com foco na aprendizagem significativa e uso de software matemático. A Estatística está presente em diversas áreas do conhecimento, pode-se afirmar que seu entendimento é muito importante para ser utilizado em todos os componentes curriculares e em diversas áreas de trabalho. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em entender essas informações porque não sabem interpretar de forma correta o que está descrito. O principal desafio é como despertar seu interesse e desenvolvimento em hábitos de leitura e entendimento desses conhecimentos, e o porquê de se aprender Estatística. Pensando nisso, as atividades desenvolvidas buscaram fazer análises estatísticas de resultados obtidos através de pesquisas cuja temática seja do cotidiano do aluno com o intuito de chamar sua atenção para o uso do método estatístico em seu dia a dia. Foi analisada a sua aplicação nos diversos setores da sociedade, percebendo assim, a importância de se desenvolver esse conhecimento desde os primeiros anos escolares. Além da abordagem social, discutiu-se o ensino e a aprendizagem da Estatística. As aulas foram expositivas e dialogadas com apresentação de conteúdos com auxílio de slides, livros, artigos, resolução de exercícios e discussão dos resultados através de sua reprodução no computador e questionamentos. Este é o relato de experiência de duas discentes do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, em parceria com a docente e o monitor de ensino do componente curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11487_TB2365_20082022160155.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA DE OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliachavesnd27@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }