Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRIATIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89160
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 3532
    "titulo" => "A CRIATIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Nos dias atuais é imprescindível a utilização da criatividade para lidar com os eventuais problemas existentes, inclusive no âmbito educacional, um dos setores mais impactados devido a pandemia da COVID-19. O trabalho, de caráter bibliográfico, iniciou com uma análise a respeito dos processos criativos, onde foi enfatizado as três etapas apontadas pelas doutoras em psicologia Alencar e Fleith: preparação, iluminação e verificação, que levou à percepção de que estes processos devem ser entendidos como algo contínuo, que não necessariamente seguirá estas etapas de maneira sistemática do começo ao fim, mas que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por qualquer profissional, inclusive os membros das instituições escolares. Em seguida, foram analisados fatores que podem inibir a criatividade do docente/discente, sendo estes de natureza emocional, social e cultural. Como resultado, foi visto diversas barreiras que podem impedir estes de se expressar criativamente, como por exemplo, às condições do ambiente escolar. Nessa perspectiva, ficou evidente que se deve trabalhar em três direções para o rompimento dessas barreiras: alunos, professores e instituição de ensino, para assim florescer a criatividade no âmbito educacional. Com intuito de criar um ambiente propício para estimular e desenvolver potencialidades criativas, formando cidadãos habilitados a viver neste mundo de incertezas em constantes transformações, que passa a exigir cada vez mais soluções rápidas para as adversidades encontradas no dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID3532_TB2369_04092022231902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO LIMA"
    "autor_email" => "diego.lima.silva08@aluno."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ | CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89160
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 3532
    "titulo" => "A CRIATIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "Nos dias atuais é imprescindível a utilização da criatividade para lidar com os eventuais problemas existentes, inclusive no âmbito educacional, um dos setores mais impactados devido a pandemia da COVID-19. O trabalho, de caráter bibliográfico, iniciou com uma análise a respeito dos processos criativos, onde foi enfatizado as três etapas apontadas pelas doutoras em psicologia Alencar e Fleith: preparação, iluminação e verificação, que levou à percepção de que estes processos devem ser entendidos como algo contínuo, que não necessariamente seguirá estas etapas de maneira sistemática do começo ao fim, mas que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por qualquer profissional, inclusive os membros das instituições escolares. Em seguida, foram analisados fatores que podem inibir a criatividade do docente/discente, sendo estes de natureza emocional, social e cultural. Como resultado, foi visto diversas barreiras que podem impedir estes de se expressar criativamente, como por exemplo, às condições do ambiente escolar. Nessa perspectiva, ficou evidente que se deve trabalhar em três direções para o rompimento dessas barreiras: alunos, professores e instituição de ensino, para assim florescer a criatividade no âmbito educacional. Com intuito de criar um ambiente propício para estimular e desenvolver potencialidades criativas, formando cidadãos habilitados a viver neste mundo de incertezas em constantes transformações, que passa a exigir cada vez mais soluções rápidas para as adversidades encontradas no dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID3532_TB2369_04092022231902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO LIMA"
    "autor_email" => "diego.lima.silva08@aluno."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ | CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nos dias atuais é imprescindível a utilização da criatividade para lidar com os eventuais problemas existentes, inclusive no âmbito educacional, um dos setores mais impactados devido a pandemia da COVID-19. O trabalho, de caráter bibliográfico, iniciou com uma análise a respeito dos processos criativos, onde foi enfatizado as três etapas apontadas pelas doutoras em psicologia Alencar e Fleith: preparação, iluminação e verificação, que levou à percepção de que estes processos devem ser entendidos como algo contínuo, que não necessariamente seguirá estas etapas de maneira sistemática do começo ao fim, mas que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado por qualquer profissional, inclusive os membros das instituições escolares. Em seguida, foram analisados fatores que podem inibir a criatividade do docente/discente, sendo estes de natureza emocional, social e cultural. Como resultado, foi visto diversas barreiras que podem impedir estes de se expressar criativamente, como por exemplo, às condições do ambiente escolar. Nessa perspectiva, ficou evidente que se deve trabalhar em três direções para o rompimento dessas barreiras: alunos, professores e instituição de ensino, para assim florescer a criatividade no âmbito educacional. Com intuito de criar um ambiente propício para estimular e desenvolver potencialidades criativas, formando cidadãos habilitados a viver neste mundo de incertezas em constantes transformações, que passa a exigir cada vez mais soluções rápidas para as adversidades encontradas no dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.