Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO, DO DIAGNÓSTICO À INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL NA PRÉ-ESCOLA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nos últimos anos, pesquisas científicas trazem cada vez mais informações e conhecimentos sobre o autismo. O avanço em pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem possibilitado uma melhor e maior identificação nos casos, tanto em crianças quanto em adultos, esse fato é revelado pelo crescente número de diagnósticos nos últimos anos. Percebe-se, no entanto, que esse conhecimento acerca do TEA para muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social ainda não tem chegado da forma como deveria, com clareza de direitos, para que possam ter conhecimento de causa. Estas famílias enfrentam inúmeras dificuldades até conseguir chegar a um diagnóstico preciso e conseguir um acompanhamento com equipe multidisciplinar de saúde, direitos que são garantidos, como rege a Lei 12.764/12, denominada Lei Berenice Piana, onde determina diagnóstico precoce e tratamento, terapias e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há muitas barreiras para que estas famílias tenham acesso e efetivo cumprimento de leis e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Através dessa discussão objetiva-se discutir como se dá os cuidados das famílias com as crianças autistas em situação de vulnerabilidade social. Através de uma pesquisa exploratória, descritiva, sob uma ótica qualitativa, será refletido como se dá esse processo de inclusão para crianças autistas na pré-escola, matriculadas na educação infantil, etapa basilar da educação na rede pública de ensino. Constatou-se a falta de conhecimento das famílias, bem como grande demanda nos equipamentos de acompanhamento multidisciplinar, o que atrapalha o desenvolvimento da criança com TEA.

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