INTEGRAÇÃO DE PROTÓTIPOS EDUCACIONAIS À INTERNET DAS COISAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA COM MONITORAMENTO PELA INTERNET
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89254 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2491 "inscrito_id" => 12783 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE PROTÓTIPOS EDUCACIONAIS À INTERNET DAS COISAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA COM MONITORAMENTO PELA INTERNET" "resumo" => "O desenvolvimento de protótipos com fins educacionais é de grande relevância na educação profissional pois não possuem fins comerciais, mas objetivam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, de forma que os estudantes possuam um papel ativo na construção do conhecimento. Atualmente, a IoT (internet das coisas, em uma tradução direta do inglês) permite integrar os mais diversos equipamentos (geladeira, ar-condicionado, televisor, forno etc.) à internet, de forma que seja possível controlá-los e monitorá-los remotamente. Nesse contexto, para adequar-se à nova realidade, faz-se necessária a integração à internet dos protótipos desenvolvidos na instituição de ensino. Este trabalho relata como integrar a IoT em um protótipo de medidor de energia elétrica, possibilitando o monitoramento remoto do consumo energético e a identificação de possíveis gastos desnecessários de energia elétrica. Este projeto possui potencial para ser utilizado como prática integradora das disciplinas de Automação, Eficiência Energética e Eletrônica, comuns aos cursos técnicos voltados à eletricidade (técnico em Eletromecânica, Eletrotécnica ou Eletrônica). Os dados fornecidos pelo protótipo (tensão, corrente, potência e energia) são transmitidos pela internet por meio da plataforma gratuita Cayenne, possibilitando o monitoramento remoto em qualquer lugar do mundo com conexão à internet. Esta proposta mostra como é possível integrar de forma simples e rápida os equipamentos à internet, utilizando a plataforma supramencionada. Espera-se com este trabalho que educadores e discentes sejam encorajados a utilizar a IoT em seus projetos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12783_TB2491_24092022140836.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mrcs260203@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89254 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2491 "inscrito_id" => 12783 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE PROTÓTIPOS EDUCACIONAIS À INTERNET DAS COISAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA COM MONITORAMENTO PELA INTERNET" "resumo" => "O desenvolvimento de protótipos com fins educacionais é de grande relevância na educação profissional pois não possuem fins comerciais, mas objetivam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, de forma que os estudantes possuam um papel ativo na construção do conhecimento. Atualmente, a IoT (internet das coisas, em uma tradução direta do inglês) permite integrar os mais diversos equipamentos (geladeira, ar-condicionado, televisor, forno etc.) à internet, de forma que seja possível controlá-los e monitorá-los remotamente. Nesse contexto, para adequar-se à nova realidade, faz-se necessária a integração à internet dos protótipos desenvolvidos na instituição de ensino. Este trabalho relata como integrar a IoT em um protótipo de medidor de energia elétrica, possibilitando o monitoramento remoto do consumo energético e a identificação de possíveis gastos desnecessários de energia elétrica. Este projeto possui potencial para ser utilizado como prática integradora das disciplinas de Automação, Eficiência Energética e Eletrônica, comuns aos cursos técnicos voltados à eletricidade (técnico em Eletromecânica, Eletrotécnica ou Eletrônica). Os dados fornecidos pelo protótipo (tensão, corrente, potência e energia) são transmitidos pela internet por meio da plataforma gratuita Cayenne, possibilitando o monitoramento remoto em qualquer lugar do mundo com conexão à internet. Esta proposta mostra como é possível integrar de forma simples e rápida os equipamentos à internet, utilizando a plataforma supramencionada. Espera-se com este trabalho que educadores e discentes sejam encorajados a utilizar a IoT em seus projetos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12783_TB2491_24092022140836.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIUS SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mrcs260203@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }