Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS NO IFS/CAMPUS ARACAJU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89465
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 14109
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS\u{A0}NO IFS/CAMPUS ARACAJU"
    "resumo" => "Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14109_TB2752_01122022184935.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN GOMES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karengomespsi@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89465
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 14109
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS\u{A0}NO IFS/CAMPUS ARACAJU"
    "resumo" => "Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14109_TB2752_01122022184935.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN GOMES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karengomespsi@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ana da Costa Polonia

    Temática imprescindível nos contextos de desenvolvimento e aprendizagem, superando a polarização congnição-afeto,

    13/12/2022 08:57:45

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.