O presente trabalho teve como objetivo analisar e refletir acerca da prática da autoavaliação da aprendizagem como uma poderosa ferramenta no processo de resolução de problemas em Física, a partir da mobilização de um olhar ativo, consciente e responsável dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma análise dos resultados obtidos através de uma atividade diagnóstica auto avaliativa na disciplina de Metodologia do Estudo para alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Há de se destacar que a atividade e a disciplina se desenvolveram de modo remoto devido à Pandemia da Covid-19. Nesse período, inicialmente foi exposto e explicado, em aula síncrona utilizando o Google Meet, conceitos iniciais sobre vetores e grandezas vetoriais, e posteriormente, foi lançado um desafio sobre decomposição vetorial no plano inclinado, sobre o qual os estudantes realizaram o procedimento de autoavaliação. Dessa forma, a metodologia deste trabalho inclui a análise do desafio proposto aos graduandos, a inspeção das respostas da autoavaliação desenvolvida pelos estudantes mediante formulário eletrônico, bem como uma revisão bibliográfica. Diante dos dados apresentados e discutidos, nota-se a presença do desenvolvimento de habilidades autorregulatórias, na perspectiva da teoria sociocognitiva. Além disso, quando associa-se um procedimento de autoavaliação à resolução de problemas, observamos que é possível promover e aperfeiçoar habilidades úteis, assim como novas estratégias de resoluções, ampliando a aprendizagem de conceitos e teorias.