EDUCAÇÃO INTEGRAL E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: CONTRIBUIÇÕES DA MEDITAÇÃO E DO REIKI PARA O BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES... OU EDUCANDO PARA O SENTIPENSAR E PARA O BEM VIVER
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89727 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3058 "inscrito_id" => 11970 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: CONTRIBUIÇÕES DA MEDITAÇÃO E DO REIKI PARA O BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES... OU EDUCANDO PARA O SENTIPENSAR E PARA O BEM VIVER" "resumo" => "A pandemia de Covid-19 acentuou processos de estresse e ansiedade na sociedade e na escola, exigindo o enfrentamento de suas consequências, especialmente na educação. Nessa direção, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, alia-se à concepção de educação integral que considera as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando as potencialidades das PICs no ambiente escolar, com foco no reiki e na meditação na modalidade mindfulness, e seus possíveis impactos no processo de aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes, docentes e demais servidores do IFPE Campus Barreiros e da escola parceira EREM Prof. Joaquim Augusto de Noronha Filho. Para tanto, propõe uma metodologia que privilegia a realização de Ciclos de Formação e de Ciclos de Vivência de práticas integrativas e posterior análise dos seus benefícios, a partir de dados provenientes da aplicação de questionários online e de grupos focais, enquanto instrumentos de coleta de aspectos referentes aos impactos das práticas de meditação e reiki no bem-estar e na aprendizagem, segundo a percepção dos inscritos. Embora ainda esteja em desenvolvimento, os resultados preliminares do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, o isolamento social decorrente do contexto pandêmico afetou as emoções, confirmando a influência nociva do estresse e da ansiedade na aprendizagem. Nessa perspectiva, é importante que a escola considere os impactos emocionais da pandemia, sendo urgente que, enquanto comunidade que se preocupa com o bem-estar do seu coletivo, promova ações voltadas para o autocuidado, como alternativas para lidar com os efeitos desses sintomas nos processos educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11970_TB3058_30112022170743.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ALESSANDRA BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SANTOS" "autor_email" => "barbarabezerra111@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89727 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3058 "inscrito_id" => 11970 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: CONTRIBUIÇÕES DA MEDITAÇÃO E DO REIKI PARA O BEM-ESTAR E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES... OU EDUCANDO PARA O SENTIPENSAR E PARA O BEM VIVER" "resumo" => "A pandemia de Covid-19 acentuou processos de estresse e ansiedade na sociedade e na escola, exigindo o enfrentamento de suas consequências, especialmente na educação. Nessa direção, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, alia-se à concepção de educação integral que considera as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando as potencialidades das PICs no ambiente escolar, com foco no reiki e na meditação na modalidade mindfulness, e seus possíveis impactos no processo de aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes, docentes e demais servidores do IFPE Campus Barreiros e da escola parceira EREM Prof. Joaquim Augusto de Noronha Filho. Para tanto, propõe uma metodologia que privilegia a realização de Ciclos de Formação e de Ciclos de Vivência de práticas integrativas e posterior análise dos seus benefícios, a partir de dados provenientes da aplicação de questionários online e de grupos focais, enquanto instrumentos de coleta de aspectos referentes aos impactos das práticas de meditação e reiki no bem-estar e na aprendizagem, segundo a percepção dos inscritos. Embora ainda esteja em desenvolvimento, os resultados preliminares do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, o isolamento social decorrente do contexto pandêmico afetou as emoções, confirmando a influência nociva do estresse e da ansiedade na aprendizagem. Nessa perspectiva, é importante que a escola considere os impactos emocionais da pandemia, sendo urgente que, enquanto comunidade que se preocupa com o bem-estar do seu coletivo, promova ações voltadas para o autocuidado, como alternativas para lidar com os efeitos desses sintomas nos processos educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11970_TB3058_30112022170743.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA ALESSANDRA BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SANTOS" "autor_email" => "barbarabezerra111@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }