A pandemia de Covid-19 acentuou processos de estresse e ansiedade na sociedade e na escola, exigindo o enfrentamento de suas consequências, especialmente na educação. Nessa direção, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, alia-se à concepção de educação integral que considera as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando as potencialidades das PICs no ambiente escolar, com foco no reiki e na meditação na modalidade mindfulness, e seus possíveis impactos no processo de aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes, docentes e demais servidores do IFPE Campus Barreiros e da escola parceira EREM Prof. Joaquim Augusto de Noronha Filho. Para tanto, propõe uma metodologia que privilegia a realização de Ciclos de Formação e de Ciclos de Vivência de práticas integrativas e posterior análise dos seus benefícios, a partir de dados provenientes da aplicação de questionários online e de grupos focais, enquanto instrumentos de coleta de aspectos referentes aos impactos das práticas de meditação e reiki no bem-estar e na aprendizagem, segundo a percepção dos inscritos. Embora ainda esteja em desenvolvimento, os resultados preliminares do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, o isolamento social decorrente do contexto pandêmico afetou as emoções, confirmando a influência nociva do estresse e da ansiedade na aprendizagem. Nessa perspectiva, é importante que a escola considere os impactos emocionais da pandemia, sendo urgente que, enquanto comunidade que se preocupa com o bem-estar do seu coletivo, promova ações voltadas para o autocuidado, como alternativas para lidar com os efeitos desses sintomas nos processos educativos.