APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89752 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3084 "inscrito_id" => 14097 "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14097_TB3084_01122022142505.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CLARA ROQUE DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JULIA BRITO" "autor_email" => "conedu@portalrealize.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89752 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3084 "inscrito_id" => 14097 "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14097_TB3084_01122022142505.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CLARA ROQUE DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JULIA BRITO" "autor_email" => "conedu@portalrealize.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }