A pesquisa intitulada “Adultos como parceiros de experiências das crianças na Educação Infantil” tem como objetivo investigar os modos pelos quais os/as adultos/as de uma unidade de Educação Infantil da rede municipal de Maceió participam como enriquecedores das experiências das crianças. Tendo as Pedagogias e os Estudos Sociais da Infância como referencial de base, procuramos responder a seguinte questão: em que medida os adultos de uma determinada instituição de Educação Infantil da rede municipal de Maceió contribuem para fomentar experiências promotoras de aprendizagens na vida das crianças pequenas? Trata-se de uma pesquisa exploratória nos moldes de um estudo de caso. Para a coleta de dados, estão sendo considerados momentos de observação de práticas educativas, registros em diário de campo e análise do planejamento docente de professores e professoras de uma instituição de Educação Infantil. Inferimos que os adultos podem ser importantes parceiros e promotores de experiências das crianças no cotidiano das instituições de Educação Infantil, mas que esse papel envolve escuta, olhar atento, planejamento flexível e formação continuada e em serviço como alternativas para a construção de outras performances possíveis e pautadas nos direitos das crianças e que respeitem as culturas da infância.