Este trabalho apresenta uma síntese dos resultados da I Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e da Educação de Jovens e Adultos nas 38 escolas do município de São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolitana do Estado do Rio Grande do Norte. Essa avaliação objetivou realizar um diagnóstico dos níveis de aprendizagem dos estudantes nos referidos componentes curriculares, após um período de atividades não-presenciais em virtude da pandemia da COVID-19. Além disso, foi construída com a finalidade de orientar o trabalho da equipe escolar, aperfeiçoando os planejamentos e a execução das práticas pedagógicas. Como aporte teórico, apoiamo-nos nas reflexões sobre avaliação da aprendizagem propostas por Tyler, Luckesi e Bloom. Após as análises realizadas, foram identificadas as habilidades da Base Nacional Comum Curricular que os estudantes apresentaram maior potencialidade e maior fragilidade. E, a partir disso, foram organizadas reuniões de monitoramento nas escolas com: (a) o corpo docente; (b) a coordenação pedagógica e (c) a coordenação de avaliações da secretaria municipal de educação, com o propósito de pensarmos estratégias pedagógicas específicas em relação às fragilidades e realinhamentos do planejamento. A experiência da avaliação diagnóstica a nível municipal se mostrou exitosa para identificar quais objetos de conhecimento apresentaram maior necessidade de aprendizagem.