Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR E FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA OLHAR SOBRE PESQUISADORES DOS CRPES À LUZ DAS IDEIAS DE RAYMOND WILLIAMS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89852
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3202
    "inscrito_id" => 9815
    "titulo" => "CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR E FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA OLHAR SOBRE PESQUISADORES DOS CRPES À LUZ DAS IDEIAS DE RAYMOND WILLIAMS"
    "resumo" => "Este texto resulta de investigação sobre os trabalhos de pesquisadores dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais de São Paulo e Recife, nos anos de 1950-1960, sob a direção de Anísio Teixeira no INEP e no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, período democrático marcado por iniciativas voltadas à modernização do país, difusão da cultura urbana e aposta na educação como fator de desenvolvimento nacional. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, procedemos à análise dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo por Florestan Fernandes e Antônio Cândido, no CRPE de São Paulo e por Paulo Freire no CRPE de Recife, Centros ligados às universidades, com iniciativas voltadas à institucionalização da sociologia da educação e à visão social das questões educacionais. Buscamos verificar o conceito de cultura e educação popular e a contribuição da pesquisa e da universidade para a emancipação das classes populares, na acepção dos autores mencionados, à luz das ideias de Raymond Williams, em especial de seu conceito multidimensional de cultura e de sua concepção do papel social da universidade e da atuação extramuros dos professores universitários, na perspectiva da universidade democrática. Verificamos que há muitos pontos de aproximação entre as formulações de educadores brasileiros que atuaram nos Centros Regionais de Pesquisas e o referencial teórico presente na obra de Williams. Destacamos a percepção da relação existente entre rendimento escolar e condições socioeconômicas das crianças periféricas, entre dificuldades oriundas das diferenças entre a cultura urbana, que prevalecia nas escolas, com referências das classes de maior renda e a cultura rural, característica de amplas parcelas das crianças com defasagem no aprendizado e a defesa do trabalho acadêmico voltado para a democratização do acesso à educação pública de qualidade, em interação com movimentos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9815_TB3202_30112022200855.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI"
    "autor_nome_curto" => "Angela Rabello"
    "autor_email" => "angmlini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89852
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3202
    "inscrito_id" => 9815
    "titulo" => "CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR E FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA OLHAR SOBRE PESQUISADORES DOS CRPES À LUZ DAS IDEIAS DE RAYMOND WILLIAMS"
    "resumo" => "Este texto resulta de investigação sobre os trabalhos de pesquisadores dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais de São Paulo e Recife, nos anos de 1950-1960, sob a direção de Anísio Teixeira no INEP e no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, período democrático marcado por iniciativas voltadas à modernização do país, difusão da cultura urbana e aposta na educação como fator de desenvolvimento nacional. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, procedemos à análise dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo por Florestan Fernandes e Antônio Cândido, no CRPE de São Paulo e por Paulo Freire no CRPE de Recife, Centros ligados às universidades, com iniciativas voltadas à institucionalização da sociologia da educação e à visão social das questões educacionais. Buscamos verificar o conceito de cultura e educação popular e a contribuição da pesquisa e da universidade para a emancipação das classes populares, na acepção dos autores mencionados, à luz das ideias de Raymond Williams, em especial de seu conceito multidimensional de cultura e de sua concepção do papel social da universidade e da atuação extramuros dos professores universitários, na perspectiva da universidade democrática. Verificamos que há muitos pontos de aproximação entre as formulações de educadores brasileiros que atuaram nos Centros Regionais de Pesquisas e o referencial teórico presente na obra de Williams. Destacamos a percepção da relação existente entre rendimento escolar e condições socioeconômicas das crianças periféricas, entre dificuldades oriundas das diferenças entre a cultura urbana, que prevalecia nas escolas, com referências das classes de maior renda e a cultura rural, característica de amplas parcelas das crianças com defasagem no aprendizado e a defesa do trabalho acadêmico voltado para a democratização do acesso à educação pública de qualidade, em interação com movimentos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9815_TB3202_30112022200855.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA RABELLO MACIEL DE BARROS TAMBERLINI"
    "autor_nome_curto" => "Angela Rabello"
    "autor_email" => "angmlini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este texto resulta de investigação sobre os trabalhos de pesquisadores dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais de São Paulo e Recife, nos anos de 1950-1960, sob a direção de Anísio Teixeira no INEP e no Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, período democrático marcado por iniciativas voltadas à modernização do país, difusão da cultura urbana e aposta na educação como fator de desenvolvimento nacional. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, procedemos à análise dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo por Florestan Fernandes e Antônio Cândido, no CRPE de São Paulo e por Paulo Freire no CRPE de Recife, Centros ligados às universidades, com iniciativas voltadas à institucionalização da sociologia da educação e à visão social das questões educacionais. Buscamos verificar o conceito de cultura e educação popular e a contribuição da pesquisa e da universidade para a emancipação das classes populares, na acepção dos autores mencionados, à luz das ideias de Raymond Williams, em especial de seu conceito multidimensional de cultura e de sua concepção do papel social da universidade e da atuação extramuros dos professores universitários, na perspectiva da universidade democrática. Verificamos que há muitos pontos de aproximação entre as formulações de educadores brasileiros que atuaram nos Centros Regionais de Pesquisas e o referencial teórico presente na obra de Williams. Destacamos a percepção da relação existente entre rendimento escolar e condições socioeconômicas das crianças periféricas, entre dificuldades oriundas das diferenças entre a cultura urbana, que prevalecia nas escolas, com referências das classes de maior renda e a cultura rural, característica de amplas parcelas das crianças com defasagem no aprendizado e a defesa do trabalho acadêmico voltado para a democratização do acesso à educação pública de qualidade, em interação com movimentos sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.