A tecnologia é um diferencial quando se trata da educação, principalmente quando se fala de aplicativos voltados para o desenvolvimento acadêmico. Entretanto, algumas dessas aplicações apresentam falhas que não satisfazem as normas de usabilidade estabelecidas. Com base nisso, o cientista da computação dinamarquês Jakob Nielsen criou dez heurísticas que servem como parâmetro para a análise da usabilidade de aplicações. Neste estudo foi realizada a análise qualitativa de três aplicativos móveis voltados para o meio educacional, sendo eles o Brainly, o Kultivi e o Duolingo. Visou-se apontar os desvios usuais que esses softwares apresentam em relação a essas heurísticas de usabilidade. Como percurso metodológico, foi necessária uma análise individual de cada aplicação realizada de forma independente – por cada um dos membros da equipe do presente estudo – e, posteriormente, foram debatidas as avaliações de forma conjunta. Assim, demonstrou-se a importância que uma interface gráfica intuitiva e de fácil compreensão tem na vida dos usuários, de iniciantes a avançados. Concluiu-se a necessidade de melhorias no design das aplicações em questão, chegando ao consenso de que as heurísticas de Nielsen devem ser implantadas de forma com que todos os princípios sejam aproveitados, não só pelos aplicativos educacionais, mas também por todos os softwares e sites no geral.