Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE E A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS: PROPOSTAS DIDÁTICAS AO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89966
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 10100
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE E A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS: PROPOSTAS DIDÁTICAS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo se baseasse no trabalho de monografa denominado “O ensino de Literatura Maranhense e produções de fanfics: propostas didáticas ao Ensino Médio”. A pesquisa iniciou-se em 2021 em uma instituição privada na cidade Balsas - MA e partiu-se do problema de que a Literatura Maranhense é pouco conhecida e trabalhada dentro do ensino básico. O projeto teve como objetivo trabalhar a Literatura Maranhense por meio de clássicos, como componentes didáticos no contexto escolar pós-pandêmico aos alunos do Ensino Médio, podendo ressignificar a produção e a leitura textual. Para melhor desenvolvimento do projeto foram especificadas duas ações: apresentar as fanfics como método de ensino e aprendizagem com base em novas narrativas dos alunos a partir da obra literária maranhense; aproximar a Literatura Maranhense daqueles que ainda não a reconhecem como grande área dentro do ensino de Língua Portuguesa. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação que foi baseada na observação e na produção de fanfics feitas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho teve como embasamento teórico obras dos autores: Marconi (1992), Thiollent (1996). Tripp (2005). Já a respeito da Literatura Maranhense bem como o ensino de literatura contou-se com a perspectiva de Fontes (2018), Martins (2011), Oliveira (2018) e Silva (2015). Visando atender aos objetivos da pesquisa serão apresentados trechos de algumas das produções dos alunos nos resultados a fim de mostrar como as obras utilizadas na pesquisa foram ressignificadas. Para não identificar os escritores, nomeo-se eles pelas letras maiúsculas A, B, C, D, E e F respectivamente. Conclusões apontam que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos no que diz respeito às obras literárias maranhenses e de como produzir uma fanfic a partir da dessas obras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10100_TB3336_09092022000007.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "sousaleticia0611@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89966
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 10100
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE E A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS: PROPOSTAS DIDÁTICAS AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo se baseasse no trabalho de monografa denominado “O ensino de Literatura Maranhense e produções de fanfics: propostas didáticas ao Ensino Médio”. A pesquisa iniciou-se em 2021 em uma instituição privada na cidade Balsas - MA e partiu-se do problema de que a Literatura Maranhense é pouco conhecida e trabalhada dentro do ensino básico. O projeto teve como objetivo trabalhar a Literatura Maranhense por meio de clássicos, como componentes didáticos no contexto escolar pós-pandêmico aos alunos do Ensino Médio, podendo ressignificar a produção e a leitura textual. Para melhor desenvolvimento do projeto foram especificadas duas ações: apresentar as fanfics como método de ensino e aprendizagem com base em novas narrativas dos alunos a partir da obra literária maranhense; aproximar a Literatura Maranhense daqueles que ainda não a reconhecem como grande área dentro do ensino de Língua Portuguesa. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação que foi baseada na observação e na produção de fanfics feitas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho teve como embasamento teórico obras dos autores: Marconi (1992), Thiollent (1996). Tripp (2005). Já a respeito da Literatura Maranhense bem como o ensino de literatura contou-se com a perspectiva de Fontes (2018), Martins (2011), Oliveira (2018) e Silva (2015). Visando atender aos objetivos da pesquisa serão apresentados trechos de algumas das produções dos alunos nos resultados a fim de mostrar como as obras utilizadas na pesquisa foram ressignificadas. Para não identificar os escritores, nomeo-se eles pelas letras maiúsculas A, B, C, D, E e F respectivamente. Conclusões apontam que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos no que diz respeito às obras literárias maranhenses e de como produzir uma fanfic a partir da dessas obras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10100_TB3336_09092022000007.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "sousaleticia0611@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo se baseasse no trabalho de monografa denominado “O ensino de Literatura Maranhense e produções de fanfics: propostas didáticas ao Ensino Médio”. A pesquisa iniciou-se em 2021 em uma instituição privada na cidade Balsas - MA e partiu-se do problema de que a Literatura Maranhense é pouco conhecida e trabalhada dentro do ensino básico. O projeto teve como objetivo trabalhar a Literatura Maranhense por meio de clássicos, como componentes didáticos no contexto escolar pós-pandêmico aos alunos do Ensino Médio, podendo ressignificar a produção e a leitura textual. Para melhor desenvolvimento do projeto foram especificadas duas ações: apresentar as fanfics como método de ensino e aprendizagem com base em novas narrativas dos alunos a partir da obra literária maranhense; aproximar a Literatura Maranhense daqueles que ainda não a reconhecem como grande área dentro do ensino de Língua Portuguesa. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação que foi baseada na observação e na produção de fanfics feitas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho teve como embasamento teórico obras dos autores: Marconi (1992), Thiollent (1996). Tripp (2005). Já a respeito da Literatura Maranhense bem como o ensino de literatura contou-se com a perspectiva de Fontes (2018), Martins (2011), Oliveira (2018) e Silva (2015). Visando atender aos objetivos da pesquisa serão apresentados trechos de algumas das produções dos alunos nos resultados a fim de mostrar como as obras utilizadas na pesquisa foram ressignificadas. Para não identificar os escritores, nomeo-se eles pelas letras maiúsculas A, B, C, D, E e F respectivamente. Conclusões apontam que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos no que diz respeito às obras literárias maranhenses e de como produzir uma fanfic a partir da dessas obras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.