O presente artigo se baseasse no trabalho de monografa denominado “O ensino de Literatura Maranhense e produções de fanfics: propostas didáticas ao Ensino Médio”. A pesquisa iniciou-se em 2021 em uma instituição privada na cidade Balsas - MA e partiu-se do problema de que a Literatura Maranhense é pouco conhecida e trabalhada dentro do ensino básico. O projeto teve como objetivo trabalhar a Literatura Maranhense por meio de clássicos, como componentes didáticos no contexto escolar pós-pandêmico aos alunos do Ensino Médio, podendo ressignificar a produção e a leitura textual. Para melhor desenvolvimento do projeto foram especificadas duas ações: apresentar as fanfics como método de ensino e aprendizagem com base em novas narrativas dos alunos a partir da obra literária maranhense; aproximar a Literatura Maranhense daqueles que ainda não a reconhecem como grande área dentro do ensino de Língua Portuguesa. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa e de pesquisa-ação que foi baseada na observação e na produção de fanfics feitas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho teve como embasamento teórico obras dos autores: Marconi (1992), Thiollent (1996). Tripp (2005). Já a respeito da Literatura Maranhense bem como o ensino de literatura contou-se com a perspectiva de Fontes (2018), Martins (2011), Oliveira (2018) e Silva (2015). Visando atender aos objetivos da pesquisa serão apresentados trechos de algumas das produções dos alunos nos resultados a fim de mostrar como as obras utilizadas na pesquisa foram ressignificadas. Para não identificar os escritores, nomeo-se eles pelas letras maiúsculas A, B, C, D, E e F respectivamente. Conclusões apontam que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos no que diz respeito às obras literárias maranhenses e de como produzir uma fanfic a partir da dessas obras.