A LEITURA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO: A PRÁXIS DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90065 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 9267 "titulo" => "A LEITURA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO: A PRÁXIS DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB" "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar projeto de Intervenção Pedagógica: O Agripino vai longe com a leitura que tem por finalidade trabalhar a interação entre os componentes curriculares buscando leques que impulsionem o ato de ler. A partir da leitura múltipla, a compreensão e, por conseguinte aprimorar a capacidade de produzir. Construindo de forma coletiva distribuindo ações disciplinares tendo como foco a leitura de diversos gêneros para que o aprendizado venha à tona com eficácia. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é possibilitar ao educando métodos que despertem o prazer pela leitura e intensifique as habilidades quanto à leitura, entendimento e escrita ampliando a linguagem e a capacidade de comunicação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa bibliográfica, a leitura de diversos gêneros textuais, a confecção de jogos educativos que envolvam o raciocínio dos discentes e a realização de trabalhos de campo. Nos resultados preliminares a partir das ações desenvolvidas em sala de aula pelos discentes no que infere-se a leitura de forma interdisciplinar nas componentes curriculares do Ensino Fundamental II, que os mesmos vem desenvolvendo uma boa aptidão e um senso crítico sobre o que escrito nas entre linhas de um texto, com análises críticas referente aos assuntos abordados e as contradições existentes, fazendo uma interligação com o seu cotidiano e a sua inserção na sociedade. Portanto, ressalta-se que educadores estimulem o prazer pela leitura nos educandos é de fundamental importância para que estes consigam ser protagonistas da sua história e possam desenvolvendo uma boa interpretação dos textos, no campo da escrita com a produção de vários gêneros textuais atentando-se no desencadeamento de ideias e de argumentos concisos enfatizando as suas análises e opiniões referente aos temas trabalhados no espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9267_TB3458_30112022121720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MIGUEL DANTAS" "autor_nome_curto" => "Wellington Miguel DANTAS" "autor_email" => "wellingtonmiguel05@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90065 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 9267 "titulo" => "A LEITURA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO: A PRÁXIS DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI-PB" "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar projeto de Intervenção Pedagógica: O Agripino vai longe com a leitura que tem por finalidade trabalhar a interação entre os componentes curriculares buscando leques que impulsionem o ato de ler. A partir da leitura múltipla, a compreensão e, por conseguinte aprimorar a capacidade de produzir. Construindo de forma coletiva distribuindo ações disciplinares tendo como foco a leitura de diversos gêneros para que o aprendizado venha à tona com eficácia. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é possibilitar ao educando métodos que despertem o prazer pela leitura e intensifique as habilidades quanto à leitura, entendimento e escrita ampliando a linguagem e a capacidade de comunicação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa bibliográfica, a leitura de diversos gêneros textuais, a confecção de jogos educativos que envolvam o raciocínio dos discentes e a realização de trabalhos de campo. Nos resultados preliminares a partir das ações desenvolvidas em sala de aula pelos discentes no que infere-se a leitura de forma interdisciplinar nas componentes curriculares do Ensino Fundamental II, que os mesmos vem desenvolvendo uma boa aptidão e um senso crítico sobre o que escrito nas entre linhas de um texto, com análises críticas referente aos assuntos abordados e as contradições existentes, fazendo uma interligação com o seu cotidiano e a sua inserção na sociedade. Portanto, ressalta-se que educadores estimulem o prazer pela leitura nos educandos é de fundamental importância para que estes consigam ser protagonistas da sua história e possam desenvolvendo uma boa interpretação dos textos, no campo da escrita com a produção de vários gêneros textuais atentando-se no desencadeamento de ideias e de argumentos concisos enfatizando as suas análises e opiniões referente aos temas trabalhados no espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID9267_TB3458_30112022121720.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON MIGUEL DANTAS" "autor_nome_curto" => "Wellington Miguel DANTAS" "autor_email" => "wellingtonmiguel05@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }