A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90139 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3553 "inscrito_id" => 15858 "titulo" => "A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A música desempenha um papel importante e significativo na vida de todos os indivíduos, pois é a área que desperta e estimula a sensação de emoção, sendo um agente primordial para a melhora do aprendizado em diferentes formas de ensino, especialmente na disciplina de química. O processo de aquisição do conhecimento com o auxílio do efeito relevante que as ondas sonoras da música proporcionam o desenvolvimento cognitivo do aprimoramento da memória, com o uso dessa ferramenta, a melhora no intelecto do discente é considerável, promovendo uma melhor alternativa para absorver o conteúdo ofertado para o estudo. Este trabalho tem como objetivo, compreender as influências da música no ensino e aprendizagem da química. A metodologia utilizada para a pesquisa tem caráter exploratório-analítico qualitativo, por meio da revisão bibliográfica trazendo autores como Robert Jourdain (1997), Snyders (1992), Monteiro e Silva (2012), Silva, Francisco Filho e Silva (2020), Lima (2021), Araújo, Motta e Lima (2017), que ressalta a relevância do som para formação cognitiva e pedagógica, contribuindo também para desenvolver a capacidade de memorizar e guardar a informação do conteúdo. A partir disso, acredita-se chegar na compreensão de uma relação intrínseca entre a música e o ensino da química, a qual facilita o entendimento e fixação, propiciando o interesse e a motivação para o aluno como prática de estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15858_TB3553_05122022120415.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES CABRAL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "13cabraleduarda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90139 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3553 "inscrito_id" => 15858 "titulo" => "A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E EMOCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "A música desempenha um papel importante e significativo na vida de todos os indivíduos, pois é a área que desperta e estimula a sensação de emoção, sendo um agente primordial para a melhora do aprendizado em diferentes formas de ensino, especialmente na disciplina de química. O processo de aquisição do conhecimento com o auxílio do efeito relevante que as ondas sonoras da música proporcionam o desenvolvimento cognitivo do aprimoramento da memória, com o uso dessa ferramenta, a melhora no intelecto do discente é considerável, promovendo uma melhor alternativa para absorver o conteúdo ofertado para o estudo. Este trabalho tem como objetivo, compreender as influências da música no ensino e aprendizagem da química. A metodologia utilizada para a pesquisa tem caráter exploratório-analítico qualitativo, por meio da revisão bibliográfica trazendo autores como Robert Jourdain (1997), Snyders (1992), Monteiro e Silva (2012), Silva, Francisco Filho e Silva (2020), Lima (2021), Araújo, Motta e Lima (2017), que ressalta a relevância do som para formação cognitiva e pedagógica, contribuindo também para desenvolver a capacidade de memorizar e guardar a informação do conteúdo. A partir disso, acredita-se chegar na compreensão de uma relação intrínseca entre a música e o ensino da química, a qual facilita o entendimento e fixação, propiciando o interesse e a motivação para o aluno como prática de estudo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15858_TB3553_05122022120415.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA ALVES CABRAL" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "13cabraleduarda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }