Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90207
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3638
    "inscrito_id" => 15051
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "A educação enquanto um direito público subjetivo deve ser legitimada no cotidiano escolar, na execução das políticas públicas e por meio dos diversos atores que dialogam com a materialização desta realidade. Este cenário proporciona caminhos para problematização da qualidade da formação inicial dos professores, pautada por questões que mobilizem as diferentes áreas de conhecimento. Alguns elementos, quando apresentados na formação inicial, colaboram com o entendimento da realidade social, dificuldades cotidianas e outros diversos aspectos primordiais na constituição de um professor sensível às contradições do espaço escolar. Ao tematizar na formação de professores o currículo, a organização didática e a prática pedagógica é possível refletir também sobre um movimento constante de proporcionar experiências significativas na construção docente. Neste caminho, o trabalho objetiva apresentar possibilidades de desenvolvimento do tema Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial em Educação Física por meio do relato de experiências com a componente curricular “DEF1008 Educação Física de Jovens e Adultos” ministrada no curso de Educação Física à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A relevância do trabalho se concretiza na importância de legitimar esta modalidade da Educação Básica como um espaço de acolhimento, aprendizados significativos e de reconhecimento dos direitos de um grupo tradicionalmente marginalizado. Logo, existe a necessidade de instigar o debate da Educação Física na EJA, atualizar os questionamentos e provocar os novos profissionais a exercerem sua docência de maneira verdadeiramente engajada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15051_TB3638_05122022212217.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MARIANA ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycebarrosufrn1@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90207
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3638
    "inscrito_id" => 15051
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "A educação enquanto um direito público subjetivo deve ser legitimada no cotidiano escolar, na execução das políticas públicas e por meio dos diversos atores que dialogam com a materialização desta realidade. Este cenário proporciona caminhos para problematização da qualidade da formação inicial dos professores, pautada por questões que mobilizem as diferentes áreas de conhecimento. Alguns elementos, quando apresentados na formação inicial, colaboram com o entendimento da realidade social, dificuldades cotidianas e outros diversos aspectos primordiais na constituição de um professor sensível às contradições do espaço escolar. Ao tematizar na formação de professores o currículo, a organização didática e a prática pedagógica é possível refletir também sobre um movimento constante de proporcionar experiências significativas na construção docente. Neste caminho, o trabalho objetiva apresentar possibilidades de desenvolvimento do tema Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial em Educação Física por meio do relato de experiências com a componente curricular “DEF1008 Educação Física de Jovens e Adultos” ministrada no curso de Educação Física à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A relevância do trabalho se concretiza na importância de legitimar esta modalidade da Educação Básica como um espaço de acolhimento, aprendizados significativos e de reconhecimento dos direitos de um grupo tradicionalmente marginalizado. Logo, existe a necessidade de instigar o debate da Educação Física na EJA, atualizar os questionamentos e provocar os novos profissionais a exercerem sua docência de maneira verdadeiramente engajada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15051_TB3638_05122022212217.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE MARIANA ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycebarrosufrn1@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A educação enquanto um direito público subjetivo deve ser legitimada no cotidiano escolar, na execução das políticas públicas e por meio dos diversos atores que dialogam com a materialização desta realidade. Este cenário proporciona caminhos para problematização da qualidade da formação inicial dos professores, pautada por questões que mobilizem as diferentes áreas de conhecimento. Alguns elementos, quando apresentados na formação inicial, colaboram com o entendimento da realidade social, dificuldades cotidianas e outros diversos aspectos primordiais na constituição de um professor sensível às contradições do espaço escolar. Ao tematizar na formação de professores o currículo, a organização didática e a prática pedagógica é possível refletir também sobre um movimento constante de proporcionar experiências significativas na construção docente. Neste caminho, o trabalho objetiva apresentar possibilidades de desenvolvimento do tema Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação inicial em Educação Física por meio do relato de experiências com a componente curricular “DEF1008 Educação Física de Jovens e Adultos” ministrada no curso de Educação Física à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A relevância do trabalho se concretiza na importância de legitimar esta modalidade da Educação Básica como um espaço de acolhimento, aprendizados significativos e de reconhecimento dos direitos de um grupo tradicionalmente marginalizado. Logo, existe a necessidade de instigar o debate da Educação Física na EJA, atualizar os questionamentos e provocar os novos profissionais a exercerem sua docência de maneira verdadeiramente engajada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.