Os temas transversais possibilitam a formação integrada do aluno, fazendo sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades. A Educação Ambiental foi estabelecida como um tema transversal que preza pela interdisciplinaridade, promovendo uma prática educacional integrativa entre disciplinas diferentes, estabelecendo uma relação entre elas. Dessa forma, a falta da consciência e da Educação Ambiental- EA intensifica um dos maiores problemas enfrentados pelo planeta, a poluição, que necessita de uma busca emergencial e de mudanças das atitudes e valores em relação às questões ambientais. A abordagem deste tema se deu por meio da urgência nos últimos anos, evidenciando à mudança do clima, que já vêm produzindo impactos nos ecossistemas, no campo e em áreas urbanas em diversas partes do planeta, para melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima. Utilizando um jogo de tabuleiro didático como estratégia para trabalhar a temática ambiental, selecionamos o ODS-13 que tem como objetivo buscar ações contra as mudanças global do clima. Trata-se de um jogo de tabuleiro com ponto de partida e chegada. Possui trinta e três casas e oito peões, nove cartas com curiosidades sobre o ODS escolhido, compõe-se de imagens ilustrativas, e informações a respeito das consequências das mudanças climáticas, possuindo sugestões de melhoria que podemos usar no dia a dia. Dessa forma, o uso do jogo de tabuleiro como ferramenta de educação ambiental tem como finalidade proporcionar resultados surpreendentes, pois, além do aprender brincando, o processo de execução da atividade, torna o aluno protagonista de sua aprendizagem, levando a atividade para ser utilizada em outras áreas do conhecimento modificando a prática pedagógica dos professores.