A atuação do profissional instrumentador cirúrgico é essencial na rotina das cirurgias e exige deste profissional atualizações constantes que possibilitem sua inserção e posicionamento no ambiente de trabalho. Este estudo teve como objetivo descrever as contribuições da educação permanente para inserção e o desenvolvimento de habilidades relacionadas a instrumentação cirúrgica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, narrativa, do tipo relato de experiência, vivenciada em um treinamento de instrumentação cirúrgica realizado com colaboradores recém-admitidos no centro cirúrgico de um hospital escola público de Alagoas. O treinamento proposto aconteceu em julho de 2022 na propria instituição e nos espaços das salas de operação, sendo baseado em simulação de cirurgia do tipo laparotomia exploradora, dividido em dois momentos: a introdução, com uma breve teoria, e a execução prática envolvendo todo o processo para o ato operatório. Os resultados, alcançados por instrumento de auto-avaliação, indicaram uma percepção positiva e de grande contribuição ao desenvolvimento técnico-científico. Assim, a oferta de treinamentos através da educação permanente no ambiente hospitalar surge como um instrumento que fornece suporte no desenvolvimento das atividades cotidianas voltadas a instrumentação cirúrgica, viabilizando dessa forma medidas de apoio a segurança do paciente. Logo, sugere-se que novas experiências de capacitação destes profissionais sejam incentivadas e trazidas para o conhecimento científico contribuindo não somente com o desenvolvimento da assistência e saúde, mas reafirmando que as instituições de saúde são espaço propício para interseções de ensino.