Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como foco identificar como se dá o processo de ensino aprendizagem na Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada no sítio Monte Carmelo, Morro da Graça, na zona rural do município de Bananeiras (PB). Uma escola que se transforma e se reinventa a todo instante, comprometida com a educação e a transformação das pessoas. Lugar onde não há a separação de alunos por anos ou séries, mas um currículo transdisciplinar, de enfoque integrado e globalizador, a partir de um trabalho em equipe, onde o protagonismo é de educandos, educadores e da comunidade envolvida. Para este estudo foi adotada a etnometodologia, viés que analisa os procedimentos que os atores utilizam em sua vida cotidiana, em suas significações e descrições, nas interações com seus semelhantes, conforme explica Alan Coulon; pigmentada com a etnografia, seguindo Marli Eliza André. Para nos situarmos nessa experiência escolar de ensino-aprendizagem, buscamos amparo, também, nas ideias de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Célestin Freinet (1896-1966), John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e nos contemporâneos Antoni Zabala, José Augusto Pacheco, Jurjo Santomé. Aprendemos que é possível a existência de uma escola sem séries, sem reprovações, com estudantes e professores com voz ativa, que trabalha com outras dimensões do ser humano, além do aspecto cognitivo, centrada em valores humanos, de respeito, fraternidade e solidariedade. Entendemos porque os participantes dela dizem: “temos a escola dos nossos sonhos”.