GEOGRAFIA E MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO ESTUDO DE GRÁFICOS NA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90685 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 16710 "titulo" => "GEOGRAFIA E MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO ESTUDO DE GRÁFICOS NA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo centra-se num estudo de caso sobre a interdisciplinaridade e possíveis dificuldades e desafios no ensino de Geografia e Matemática, devido a entraves encontrados em leituras e interpretações de gráficos em seus conteúdos nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Zuleide Constantino da cidade de Jaboatão dos Guararapes - Pe. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde se tem como questão norteadora: Quais são as dificuldades que os alunos do 7º ano do EF possuem ao realizar a leitura e construção de gráficos nas disciplinas de Geografia e Matemática? Participaram desta pesquisa 22 educandos. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários e observações em três momentos: o primeiro momento refere-se à compreensão de um gráfico e suas especificidades; no segundo momento, a leitura e interpretação dos dados por meio da entrega de textos de caráter geográfico; e o terceiro momento na construção interpretativa dos gráficos, em grupo, com base nos dados extraídos dos textos propostos. Após a construção e a apresentação dos gráficos, realizou-se um questionário sobre os principais aspectos referentes à atividade: grau de dificuldade; compreensão gráfica; a influência da utilização de gráficos para a compreensão textual, compreensão do conteúdo e construção do gráfico. Os resultados desvelam que os educandos apontam para a necessidade de atividades interdisciplinares que dialoguem os seus conteúdos, como em Geografia e Matemática, facilitando a compreensão, visto que houve uma elucidação significativa sobre a temática. Portanto, a Geografia em diversos conteúdos utiliza-se de conceitos e linguagens matemáticas, como a linguagem gráfica, que é um tipo de comunicação que dispõe de gráficos, imagens e expressões matemáticas para transmitir reflexões, ideias e observações. Sendo assim, a interdisciplinaridade aliada às disciplinas favoreceu uma maior compreensão dos conteúdos e temas propostos, possibilitando um ensino e aprendizagem adequado ao educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16710_TB4402_05122022115201.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO SANTOS DUARTE" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "hsduarte27@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90685 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4402 "inscrito_id" => 16710 "titulo" => "GEOGRAFIA E MATEMÁTICA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO ESTUDO DE GRÁFICOS NA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo centra-se num estudo de caso sobre a interdisciplinaridade e possíveis dificuldades e desafios no ensino de Geografia e Matemática, devido a entraves encontrados em leituras e interpretações de gráficos em seus conteúdos nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Zuleide Constantino da cidade de Jaboatão dos Guararapes - Pe. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde se tem como questão norteadora: Quais são as dificuldades que os alunos do 7º ano do EF possuem ao realizar a leitura e construção de gráficos nas disciplinas de Geografia e Matemática? Participaram desta pesquisa 22 educandos. A coleta de dados realizou-se por meio de questionários e observações em três momentos: o primeiro momento refere-se à compreensão de um gráfico e suas especificidades; no segundo momento, a leitura e interpretação dos dados por meio da entrega de textos de caráter geográfico; e o terceiro momento na construção interpretativa dos gráficos, em grupo, com base nos dados extraídos dos textos propostos. Após a construção e a apresentação dos gráficos, realizou-se um questionário sobre os principais aspectos referentes à atividade: grau de dificuldade; compreensão gráfica; a influência da utilização de gráficos para a compreensão textual, compreensão do conteúdo e construção do gráfico. Os resultados desvelam que os educandos apontam para a necessidade de atividades interdisciplinares que dialoguem os seus conteúdos, como em Geografia e Matemática, facilitando a compreensão, visto que houve uma elucidação significativa sobre a temática. Portanto, a Geografia em diversos conteúdos utiliza-se de conceitos e linguagens matemáticas, como a linguagem gráfica, que é um tipo de comunicação que dispõe de gráficos, imagens e expressões matemáticas para transmitir reflexões, ideias e observações. Sendo assim, a interdisciplinaridade aliada às disciplinas favoreceu uma maior compreensão dos conteúdos e temas propostos, possibilitando um ensino e aprendizagem adequado ao educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16710_TB4402_05122022115201.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO SANTOS DUARTE" "autor_nome_curto" => "HUGO" "autor_email" => "hsduarte27@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }