O objetivo desse artigo é trazer uma proposta de vivência e exploração do texto dramatúrgico Torturas de um coração de Ariano Suassuna com estudantes de graduação em Letras. Esta reflexão, surge a partir da experiência de monitoria com alunos da Disciplina de Literatura Infantojuvenil do quarto período de Letras Português da Universidade Federal de Campina Grande-PB. Desta forma, o estudo foi realizado a partir de uma seleção de suportes teóricos utilizados na aula e outros que consideramos relevantes. Seguindo a metodologia da pesquisa-ação, contemplamos dois pontos importantes para vivência teatral: a aproximação temática entre texto e aluno e a leitura performática a partir do texto norteador Torturas de um coração. Como suporte teórico-metodológico dessa pesquisa, utilizamos Carvalheria (2012) com seu estudo sobre o Teatro de Estudante de Pernambuco que nos ajudou a compreender melhor a escrita de Ariano Suassuna e o percurso do Teatro do estudante no Nordeste. Bem como, Calzavara (2009) com sua pesquisa voltada ao texto dramático em espaços educacionais e o estudo sobre performance de Zumthor (2014) e Arruda (2019). Ao longo do processo, observamos que é de suma importância que textos dramatúrgicos, em especial Torturas de um coração, estejam nos planejamentos didáticos do(a) professor(a) de Literatura, para que possamos proporcionar uma interseção entre Teatro e Educação Universitária, visto que o teatro, ainda ocupa uma posição marginal nos cursos de Letras. Portanto, essa arte deve estar presente no dia a dia dos estudantes, pois ela leva o sujeito à criticidade, criatividade, além de fazer parte da identidade do nosso povo.