COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90832 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4620 "inscrito_id" => 17655 "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS" "resumo" => "Este resumo se refere a uma pesquisa que foi desenvolvida com egressos do Curso de Pedagogia Campus IV/UFPB com o objetivo de fazer um mapeamento da atuação docente dos egressos do curso e destacar os elementos de contribuição dos componentes curriculares expressos no Projeto Pedagógico do Curso/PPC para a atuação profissional dos participantes da pesquisa. Para tanto foram empreendidos estudos acerca dos saberes e fazeres docentes à luz de autores como Tardif (2005), Pimenta (1996), Nóvoa (1991) e documentos como: Resolução CNE/CP nº 1 (2006), Resolução CNE nº 2 (2015), PPC/Curso de Pedagogia/Campus IV (UFPB-2006) entre outros. A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa com estudo de caso. Os dados foram coletados tendo o tempo/espaço em 2011, ano que a primeira turma concluiu, até 2018. Para tanto, foi elaborado um cadastro com os e-mails de todos os egressos do curso de Pedagogia Campus IV/UFPB no período estabelecido e construído um formulário no google forms com 24 perguntas. O formulário da pesquisa foi enviado a 212 egressos e, 64 destes responderam. Dos que responderam à pesquisa: 79,7% afirmaram estar trabalhando, sendo que 56,3% na sua área de formação. Alusivo às compreensões dos egressos sobre a formação ofertada pelos componentes curriculares do Curso, 64,1% acreditam que foi suficiente para exercer sua profissão de maneira plena; 32,8 % responderam que foi suficiente em parte, e apenas 3,1% responderam que não foi satisfatório para a sua atuação profissional. Diante disso, a pesquisa contribuiu no sentido de ampliar o diálogo sobre os saberes e fazeres dos docentes no âmbito inicial e contínuo, tendo como foco, a atuação profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4620_28112022164226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "ftoalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90832 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4620 "inscrito_id" => 17655 "titulo" => "COMPONENTES CURRICULARES DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS" "resumo" => "Este resumo se refere a uma pesquisa que foi desenvolvida com egressos do Curso de Pedagogia Campus IV/UFPB com o objetivo de fazer um mapeamento da atuação docente dos egressos do curso e destacar os elementos de contribuição dos componentes curriculares expressos no Projeto Pedagógico do Curso/PPC para a atuação profissional dos participantes da pesquisa. Para tanto foram empreendidos estudos acerca dos saberes e fazeres docentes à luz de autores como Tardif (2005), Pimenta (1996), Nóvoa (1991) e documentos como: Resolução CNE/CP nº 1 (2006), Resolução CNE nº 2 (2015), PPC/Curso de Pedagogia/Campus IV (UFPB-2006) entre outros. A pesquisa se caracterizou como de abordagem qualitativa com estudo de caso. Os dados foram coletados tendo o tempo/espaço em 2011, ano que a primeira turma concluiu, até 2018. Para tanto, foi elaborado um cadastro com os e-mails de todos os egressos do curso de Pedagogia Campus IV/UFPB no período estabelecido e construído um formulário no google forms com 24 perguntas. O formulário da pesquisa foi enviado a 212 egressos e, 64 destes responderam. Dos que responderam à pesquisa: 79,7% afirmaram estar trabalhando, sendo que 56,3% na sua área de formação. Alusivo às compreensões dos egressos sobre a formação ofertada pelos componentes curriculares do Curso, 64,1% acreditam que foi suficiente para exercer sua profissão de maneira plena; 32,8 % responderam que foi suficiente em parte, e apenas 3,1% responderam que não foi satisfatório para a sua atuação profissional. Diante disso, a pesquisa contribuiu no sentido de ampliar o diálogo sobre os saberes e fazeres dos docentes no âmbito inicial e contínuo, tendo como foco, a atuação profissional dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17655_TB4620_28112022164226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "ftoalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }