LITERATURA NEGRA NAS ESCOLAS:UM CAMPO DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA
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Partindo da inquietação de como a literatura negra pode contribuir para a afirmação identitária das pessoas negras, este artigo objetiva compreender o papel dessa literatura enquanto campo de afirmação identitária das pessoas negras. Uma vez que, muitas crianças ao adentrarem o espaço escolar acabam por se depararem com textos e contextos que as fazem sentirem vergonha de serem quem realmente são, isso se deve a uma desvalorização dos povos africanos e suas culturas que enraízam a formação do povo brasileiro. Diante disso, a pertinência desse trabalho se justifica pela ampliação de discussões históricas que nos permitem (re)pensar as práticas desenvolvidas em sala de aula e os currículos.\u{A0} A metodologia da pesquisa, ancorada na abordagem qualitativa que direcionou o tratamento dos dados, compreende uma análise bibliográfica de obras de duas autoras negras: “Olhos D´água” da Conceição Evaristo e “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus. 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