Observa-se que no período de aulas não presenciais devido a pandemia, a grande maioria dos estudantes oriundos da rede pública tornaram-se um público restrito ao acesso relativo a níveis mais básicos de acesso à educação. Desse modo, é nítido observar que o período pandêmico acentuou dificuldades já vistas na educação brasileira ao mesmo tempo que apontou outras situações que necessitavam de um olhar mais crítico e a necessidade de ações mais efetivas voltadas a políticas públicas e estratégias de engajamento em prol da recuperação das aprendizagens e intensificar abordagens que possam elucidar a importância de cuidar/tratar a saúde mental dos jovens e potencializar as competências socioemocionais afim de promover condições necessárias para que o jovem possa realizar o ENEM obtendo êxito em sua vida profissional a partir do acesso básico e com qualidade a educação. O objetivo do APROVA+TEOTÔNIO é qualificar, intensificar , acompanhar e promover ações para desenvolver ações de ensino e aprendizagem com significado e tem como principal foco mostrar a experiência de um cursinho realizado no município de Teotônio Vilela que prioriza a inclusão social de jovens da rede pública de ensino concluintes ou não à universidade, atendendo em média, 250 estudantes, através de incentivo emocional com equipe multiprofissional, tendo aulas preparatórias dinâmicas e aplicando as metodologias ativas, interação social, além de promover a aplicação de simulados e redação com parâmetros semelhantes ao ENEM, há ações voltadas a promoção de aulões , acompanhamento socioemocional e disponibilizar consultoria durante/após aplicação do exame apresentando aos jovens todos os programas de acesso a universidade, além de aplicar questionários para mapeamento das necessidades com foco na promoção de estratégias potencializando nos jovens conhecimento específicos e promovendo as jovens o sonhar e as possibilidades de se tornar protagonista de si e da sociedade.