EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PERFIL DO PROFESSOR MEDIANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90942 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 9922 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PERFIL DO PROFESSOR MEDIANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças céleres na sociedade de modo geral. No Brasil, no ano de 2020, o Ministério da Educação determinou por meio de portaria que enquanto durasse a Pandemia da Covid 19, todas as aulas presenciais fossem substituídas por aulas remotas e online. E, todas as ferramentas digitais possíveis deveriam ser integradas ao ensino. No entanto, a maioria dos professores não receberam formação adequada para trabalharem com essas novas ferramentas digitais, dessa forma, torna-se imprescindível reinventar e reaprender novas maneiras de ensinar e de aprender. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor mediante as novas tecnologias digitais na escola em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, básica, com abordagem qualitativa, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de artigos e livros que tratam a temática apresentada. A Revisão integrativa utilizou-se de bases bibliográficas eletrônicas LILACS e SciELO, utilizando os descritores estudo de caso, educação e pandemia. Em detrimento da organização, o trabalho encontra-se dividido em três vertentes. A primeira, traz uma reflexão sobre a figura do professor e as novas tecnologias digitais. Na segunda, uma explanação a respeito das novas concepções sobre tecnologias aliadas em um cenário de pandemia no século XXI. A terceira, aborda os principais direcionamentos e necessidades de formações constantes de professores para atuarem com uma educação e sociedade que se modifica ao longo dos anos e acontecimentos. Nessa concepção, a pandemia provocou implicações contínuas na educação, em virtude de novos hábitos e comportamentos que estão sendo adotados, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9922_TB4787_02102022194752.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETH SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA SANTOS" "autor_email" => "bethmaria.2018@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90942 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4787 "inscrito_id" => 9922 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PERFIL DO PROFESSOR MEDIANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças céleres na sociedade de modo geral. No Brasil, no ano de 2020, o Ministério da Educação determinou por meio de portaria que enquanto durasse a Pandemia da Covid 19, todas as aulas presenciais fossem substituídas por aulas remotas e online. E, todas as ferramentas digitais possíveis deveriam ser integradas ao ensino. No entanto, a maioria dos professores não receberam formação adequada para trabalharem com essas novas ferramentas digitais, dessa forma, torna-se imprescindível reinventar e reaprender novas maneiras de ensinar e de aprender. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor mediante as novas tecnologias digitais na escola em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, básica, com abordagem qualitativa, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de artigos e livros que tratam a temática apresentada. A Revisão integrativa utilizou-se de bases bibliográficas eletrônicas LILACS e SciELO, utilizando os descritores estudo de caso, educação e pandemia. Em detrimento da organização, o trabalho encontra-se dividido em três vertentes. A primeira, traz uma reflexão sobre a figura do professor e as novas tecnologias digitais. Na segunda, uma explanação a respeito das novas concepções sobre tecnologias aliadas em um cenário de pandemia no século XXI. A terceira, aborda os principais direcionamentos e necessidades de formações constantes de professores para atuarem com uma educação e sociedade que se modifica ao longo dos anos e acontecimentos. Nessa concepção, a pandemia provocou implicações contínuas na educação, em virtude de novos hábitos e comportamentos que estão sendo adotados, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9922_TB4787_02102022194752.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETH SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA SANTOS" "autor_email" => "bethmaria.2018@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }