O trabalho relata uma proposta de formação docente na qual os docentes foram incentivados a construir e lançar foguetes seguindo as orientações da MOBGOF (Mostra Brasileira de Foguetes) de acordo com os conceitos de Cultura Maker e a necessidade de aplicar tais conceitos como estratégias mobilizadora e incentivadora no processo de Ensino e Aprendizagem dos discentes, além de possibilitar e potencializar a prática docente na área de Ciências no Ensino Fundamental, em mais especifico, os anos finais. A formação Continuada propôs estratégia de metodologia ativa, mobilizações para a prática pelos discentes e a exploração e abordagem das habilidades da BNCC que foram previamente validas pelos docentes e coerentes afim de relacionar teoria e prática de modo que seja coerente, válido e que proporcione aos docente o ensino significativo dando apoio em sua prática pedagógica já quem nem todos tem tal apoio por questões como disponibilidade de tempo e carências na formação inicial com foco no sucesso do discente quanto a sua aprendizagem bem como assumir o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes, educar com qualidade é a missão.