AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91009 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Deficiências nutricionais, dependendo de sua frequência e intensidade, podem afetar a organização estrutural e bioquímica do sistema nervoso. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a percepção visual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem histórico de desnutrição, provenientes de escolas públicas. Para tanto, participaram 10 crianças entre sete e 13 anos, divididos em grupo de estudo (M = 10,60, DP = 1,52 anos) e grupo controle (M = 8,40, DP = 2,07 anos). Os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário sociodemográfico, ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), à medida a função de sensibilidade ao contraste para grades senoidais com frequências de 0,2, 0,6, 1,0, 3,1, 6,1, 8,8, 13,2 e 15,9 (ciclo por grau de ângulo visual) e ao teste de cores de Cambridge. As análises mostraram que as crianças com desnutrição apresentaram melhor desempenho no TDE do que as crianças sem desnutrição (eutróficas) nos testes de desempenho escolar e maior sensibilidade ao contraste para as frequências 0,2 (p < 0,05), 8,8 (p < 0,01), 13,2 (p < 0,01) e 15,9 (p < 0,01). No entanto, esses dados são preliminares, pois a amostra é pequena e a diferença de faixa etária entre os grupos pode ter influenciado. Desse modo, recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4878_28112022203821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91009 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 17091 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AO CONTRASTE CROMÁTICA E ACROMÁTICA DE CRIANÇAS COM E SEM HISTÓRIA DE DESNUTRIÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Deficiências nutricionais, dependendo de sua frequência e intensidade, podem afetar a organização estrutural e bioquímica do sistema nervoso. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a percepção visual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem histórico de desnutrição, provenientes de escolas públicas. Para tanto, participaram 10 crianças entre sete e 13 anos, divididos em grupo de estudo (M = 10,60, DP = 1,52 anos) e grupo controle (M = 8,40, DP = 2,07 anos). Os participantes foram submetidos à aplicação de um questionário sociodemográfico, ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), à medida a função de sensibilidade ao contraste para grades senoidais com frequências de 0,2, 0,6, 1,0, 3,1, 6,1, 8,8, 13,2 e 15,9 (ciclo por grau de ângulo visual) e ao teste de cores de Cambridge. As análises mostraram que as crianças com desnutrição apresentaram melhor desempenho no TDE do que as crianças sem desnutrição (eutróficas) nos testes de desempenho escolar e maior sensibilidade ao contraste para as frequências 0,2 (p < 0,05), 8,8 (p < 0,01), 13,2 (p < 0,01) e 15,9 (p < 0,01). No entanto, esses dados são preliminares, pois a amostra é pequena e a diferença de faixa etária entre os grupos pode ter influenciado. Desse modo, recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17091_TB4878_28112022203821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIZÂNGELA DE FÁTIMA CRUZ DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDIZÂNGELA" "autor_email" => "edizangela.cruz@outlook.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }