A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR
"2022-07-12 14:43:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91248 "edicao_id" => 248 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 13783 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR" "resumo" => "Por muito tempo a escola ocupou um espaço centralizador de dominação no que compete a influência intelectual e reflexos sociais do indivíduo. No entanto, é notório os enormes conflitos baseados na condição e nas imposições propostas por uma conduta de gênero e sexualidade que tem como perspectiva uma reprodução de um discurso heteronormativo. Assim, a socialização e compartilhamento de ideais traz vertentes paradigmáticas de uma abordagem socialmente construída, se faz necessário educar pra uma sociedade de direitos e deveres, em que os indivíduos devem ser tratados com respeito, sem distinção entre classes sociais, gênero, cultura ou religião. Na contemporaneidade a escola vem reconhecendo que seu papel vai muito além de ensinar os conteúdos do livro didático, torna-se um espaço múltiplo de aprendizagem, favorecendo cada vez mais a construção do respeito as diferenças através de todas as dimensões da vida humana, considerando acima de tudo seu desenvolvimento pessoal e social, afinal é nele que se deve extrair as vantagens de um espaço democrático fazendo perceber o quanto a diversidade é enriquecedora. A proposta deste trabalho é trazer um discurso em que todos os indivíduos devem se sentir acolhidos, assim quando há uma hierarquização dessas diferenças dá início ao processos de produção da alteridade, onde muitas vezes os processos de exclusão estão mascarados em modos de agir que se dizem inclusivos, mas que continuam, porém, a inferiorizar as diferenças que não se enquadram em um determinado padrão de normalidade, destacando o papel do professor na escola e como este pode intervir nas situações de conflito que possam aparecer, utilizando como base o arcabouço teórico da psicologia social interligando com as questões contemporâneas que entrelaçam este tema." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13783_TB1726_14072022152819.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:19:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO JERONIMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardosociologo@hotmail." "autor_ies" => "ECI ITAN PEREIRA / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "genero-sexualidade-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:43:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91248 "edicao_id" => 248 "trabalho_id" => 1726 "inscrito_id" => 13783 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR" "resumo" => "Por muito tempo a escola ocupou um espaço centralizador de dominação no que compete a influência intelectual e reflexos sociais do indivíduo. No entanto, é notório os enormes conflitos baseados na condição e nas imposições propostas por uma conduta de gênero e sexualidade que tem como perspectiva uma reprodução de um discurso heteronormativo. Assim, a socialização e compartilhamento de ideais traz vertentes paradigmáticas de uma abordagem socialmente construída, se faz necessário educar pra uma sociedade de direitos e deveres, em que os indivíduos devem ser tratados com respeito, sem distinção entre classes sociais, gênero, cultura ou religião. Na contemporaneidade a escola vem reconhecendo que seu papel vai muito além de ensinar os conteúdos do livro didático, torna-se um espaço múltiplo de aprendizagem, favorecendo cada vez mais a construção do respeito as diferenças através de todas as dimensões da vida humana, considerando acima de tudo seu desenvolvimento pessoal e social, afinal é nele que se deve extrair as vantagens de um espaço democrático fazendo perceber o quanto a diversidade é enriquecedora. A proposta deste trabalho é trazer um discurso em que todos os indivíduos devem se sentir acolhidos, assim quando há uma hierarquização dessas diferenças dá início ao processos de produção da alteridade, onde muitas vezes os processos de exclusão estão mascarados em modos de agir que se dizem inclusivos, mas que continuam, porém, a inferiorizar as diferenças que não se enquadram em um determinado padrão de normalidade, destacando o papel do professor na escola e como este pode intervir nas situações de conflito que possam aparecer, utilizando como base o arcabouço teórico da psicologia social interligando com as questões contemporâneas que entrelaçam este tema." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13783_TB1726_14072022152819.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:19:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO JERONIMO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardosociologo@hotmail." "autor_ies" => "ECI ITAN PEREIRA / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "genero-sexualidade-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:43:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 248 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "genero-sexualidade-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07" "logo" => null "capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg" "timbrado" => "62cdb2bf58bfc_12072022144327.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:43:27" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 248 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "genero-sexualidade-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07" "logo" => null "capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg" "timbrado" => "62cdb2bf58bfc_12072022144327.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:43:27" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 142 "edicao_id" => 248 "codigo" => "978-65-86901-83-2" "capa" => "63d7b8dccd7e7_30012023093228.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO (SEMED Lagoa de Dentro/PB - SEMED Jacaraú/PB)<br />\r\n BRUNA ANGÉLICA BORGES (IFRO)<br />\r\n BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO <br />\r\n CATARINA DE CÁSSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n CLERISLÂNIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA <br />\r\n DÉBORA KELLY PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n HELINE MARIA FURTADO SILVA (FACULDADE BRASIL INTELIGENTE)<br />\r\n IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n IVANEIDE NUNES PAULINO GRIZENTE (UFRJ)<br />\r\n JAMAIRA JURICH PILLATI (UFPR)<br />\r\n JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n JONATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n JORGE MIGUEL LIMA OLIVEIRA (SEE/PB)<br />\r\n JOSÉ CARLOS LIMA COSTA (UFMA)<br />\r\n KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA (AEDA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n LARISSA SILVA ABREU (UFMA)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LISIS FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA <br />\r\n MARCELLA SUAREZ DI SANTO (IFG)<br />\r\n MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n MARIANA FERNANDES BRITO (UFMA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO PAULO SOUZA RIOS (UEFS)<br />\r\n RAFAELLA DE SOUSA TELES (SEDUC-PB)<br />\r\n ROSANGELA DE ARAUJO LIMA (UNINASSAU)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SILAS VELOSO DE PAULA SILVA <br />\r\n SIONY ROCHA DE SOUSA (SEDUC-CE)<br />\r\n TATIANE DA SILVA SALES (UFMA)<br />\r\n WAGNER DE JESUS SILVA (UESB)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UFSC)<br />\r\n ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE (IFMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b8dcce0ae_30012023093228.pdf" "arquivo" => "30012023100118-CONEDU---GT-07.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:43:27" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 142 "edicao_id" => 248 "codigo" => "978-65-86901-83-2" "capa" => "63d7b8dccd7e7_30012023093228.jpg" "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO (SEMED Lagoa de Dentro/PB - SEMED Jacaraú/PB)<br />\r\n BRUNA ANGÉLICA BORGES (IFRO)<br />\r\n BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO <br />\r\n CATARINA DE CÁSSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n CLERISLÂNIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA <br />\r\n DÉBORA KELLY PEREIRA DE ARAÚJO (UEPB)<br />\r\n HELINE MARIA FURTADO SILVA (FACULDADE BRASIL INTELIGENTE)<br />\r\n IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n IVANEIDE NUNES PAULINO GRIZENTE (UFRJ)<br />\r\n JAMAIRA JURICH PILLATI (UFPR)<br />\r\n JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n JONATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n JORGE MIGUEL LIMA OLIVEIRA (SEE/PB)<br />\r\n JOSÉ CARLOS LIMA COSTA (UFMA)<br />\r\n KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA (AEDA)<br />\r\n KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n LARISSA SILVA ABREU (UFMA)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LISIS FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA <br />\r\n MARCELLA SUAREZ DI SANTO (IFG)<br />\r\n MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n MARIANA FERNANDES BRITO (UFMA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PEDRO PAULO SOUZA RIOS (UEFS)<br />\r\n RAFAELLA DE SOUSA TELES (SEDUC-PB)<br />\r\n ROSANGELA DE ARAUJO LIMA (UNINASSAU)<br />\r\n ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n SILAS VELOSO DE PAULA SILVA <br />\r\n SIONY ROCHA DE SOUSA (SEDUC-CE)<br />\r\n TATIANE DA SILVA SALES (UFMA)<br />\r\n WAGNER DE JESUS SILVA (UESB)<br />\r\n WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UFSC)<br />\r\n ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE (IFMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b8dcce0ae_30012023093228.pdf" "arquivo" => "30012023100118-CONEDU---GT-07.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:43:27" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }