O presente trabalho busca apresentar experiências vivenciadas durante o período de reforço escolar realizado com duas crianças na faixa etária de 8 anos, estudantes de uma escola particular do Município de Redenção - Ceará. Considerando esse processo de recomposição de aprendizagem, o trabalho tem como objetivo mostrar o quão importante foi a interdisciplinaridade como meio contributivo para a superação das dificuldades encontradas durante o tempo em que se processou este ensino-aprendizagem. A intenção é mostrar, de modo fundamentado, que estas experiências, mesmo ocorrendo de maneira não formal, são contributos importantes e, por isso, devem ser encaradas com seriedade dentro de um debate pedagógico e educacional. Numa visão metodológica quer-se dizer que explorar casos de ensino-aprendizagem, bem como, os desafios que são surgidos e confrontados durante estespercursos necessitam ser refletidos com bastante atenção. O estudo de caso ora desenvolvido demonstra relevância, quando manifestado pelo prisma metodológico interdisciplinar, possibilitando enfrentar as dificuldades no aprender na Disciplina de História e consequente superação das questões que impediam o desenvolvimento cognitivo das crianças, e, por isso, julga-se, que os desafios foram vencidos com a utilização das estratégias, dos métodos e metodologias criativamente elaboradas cotidianamente tendo em vista a singularidade, no que se refere as dúvidas, ritmos, e contextos culturais de cada estudante, razão pela qual se vê alento na perspectiva de redigir este escrito científico. Para fundamentar este estudo, realizou-se um diálogo com Antunes, Pimenta; Lima, Freire, Ferreira e Negrine. Acredita-se que o compartilhamento dessa experiência irá enriquecer a prática pedagógica dos professores, inspirar outras pesquisas, ampliar o debate e redefinir ações de recomposição da aprendizagem refletindo dessa forma, a contribuição que esta produz para a pedagogia e ao processo do ensino-aprendizagem e, igualmente, para a construção de novos conhecimentos e de discussão relevante para uma educação no atendimento as demandas educacionais contemporânea.