COOPERAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA JORNADA DE DESIGN THINKING PARA COCRIAÇÃO DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91362 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 9338 "titulo" => "COOPERAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA JORNADA DE DESIGN THINKING PARA COCRIAÇÃO DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS" "resumo" => "Como em outros setores da sociedade, as últimas décadas da educação têm sido marcadas pelo avanço sem precedentes da tecnologia, em particular, das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), pressionando as instituições a inovarem suas práticas. Além disso, o cenário imposto pela pandemia de COVID19 impulsionou a imersão das escolas na cultura digital, deixando legados relevantes e desafios de aprendizagem complexos. Ainda assim, limitações impostas pela realidade de cada contexto escolar tornam o rompimento de paradigmas tradicionais um desafio. Contudo, inovar é parte relevante da consolidação das instituições de ensino diante do dinâmico e instável cenário social presente. Logo, surge uma inquietação: como fazer da inovação um continuum para a solução de problemas? Parte da resposta pode ser construída encontrando alternativas em ações de gestão participativa e liderança compartilhada. Hoje, existem instrumentos de facilitação consolidados, por exemplo, sob a perspectiva do Design Thinking, uma vez que a resolução de problemas focada nas pessoas através da cocriação é uma premissa essencial deste tipo de abordagem. Diante disso, o presente projeto articulou e mediou uma jornada de cooperação para construção coletiva de um sumário executivo, desenvolvendo um conjunto de propostas para um grupo de escolas particulares do Estado de São Paulo. Organizada como uma jornada de design para gestores, a intervenção ocorreu no segundo semestre de 2021 pela cooperação entre 20 líderes participantes e 4 facilitadores, todos interessados no desenvolvimento progressivo da gestão educacional das escolas com foco na melhoria do aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID9338_TB117_20052022202648.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.goncalves.edu@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91362 "edicao_id" => 260 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 9338 "titulo" => "COOPERAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA JORNADA DE DESIGN THINKING PARA COCRIAÇÃO DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS" "resumo" => "Como em outros setores da sociedade, as últimas décadas da educação têm sido marcadas pelo avanço sem precedentes da tecnologia, em particular, das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), pressionando as instituições a inovarem suas práticas. Além disso, o cenário imposto pela pandemia de COVID19 impulsionou a imersão das escolas na cultura digital, deixando legados relevantes e desafios de aprendizagem complexos. Ainda assim, limitações impostas pela realidade de cada contexto escolar tornam o rompimento de paradigmas tradicionais um desafio. Contudo, inovar é parte relevante da consolidação das instituições de ensino diante do dinâmico e instável cenário social presente. Logo, surge uma inquietação: como fazer da inovação um continuum para a solução de problemas? Parte da resposta pode ser construída encontrando alternativas em ações de gestão participativa e liderança compartilhada. Hoje, existem instrumentos de facilitação consolidados, por exemplo, sob a perspectiva do Design Thinking, uma vez que a resolução de problemas focada nas pessoas através da cocriação é uma premissa essencial deste tipo de abordagem. Diante disso, o presente projeto articulou e mediou uma jornada de cooperação para construção coletiva de um sumário executivo, desenvolvendo um conjunto de propostas para um grupo de escolas particulares do Estado de São Paulo. Organizada como uma jornada de design para gestores, a intervenção ocorreu no segundo semestre de 2021 pela cooperação entre 20 líderes participantes e 4 facilitadores, todos interessados no desenvolvimento progressivo da gestão educacional das escolas com foco na melhoria do aprendizado dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID9338_TB117_20052022202648.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:34:36" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrina.goncalves.edu@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 260 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19" "logo" => null "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg" "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 154 "edicao_id" => 260 "codigo" => "978-65-86901-74-0" "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO """ "conselho_editorial" => """ ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n ADRIANA VALENÇA DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE <br />\r\n ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universitário UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspaço)<br />\r\n FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n FRANCISCO ROGÉRIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n JOSÉ SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n JOSLEY MAYCON DE SOUSA NÓBREGA (SEE-PE)<br />\r\n JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n JÚLIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n KALINA DE FRANÇA OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO <br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n LUCIANO ALVES NASCIMENTO <br />\r\n MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALVÃO (UFS)<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Redenção)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILA DA SILVA RAMOS <br />\r\n RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES <br />\r\n RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n ROSÂNGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n SAMANTHA ALVES SOARES (COLÉGIO FUTURO VIP)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n TÂNIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Flórida, United States of America) """ "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf" "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:00" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }