O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias educacionais na formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Para isso, nos apoiamos nas Tecnologias da Informação e Comunicação atrelada a aspectos da formação continuada de professores. Assim, destacamos a importância da inserção das TIC no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que esta modalidade de ensino utiliza em muitos casos, apenas do livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC em sua prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta modalidade para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, realizamos um estudo qualitativo, através da aplicação de questionários, realização de oficina voltada para a formação de professores sobre as TIC e observação em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não é utilizada com muita frequência pelos docentes, sujeitos da pesquisa, sendo possível identificar a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelada a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC. Através da intervenção realizada, pudemos instigar o uso necessário das TIC no contexto da sala de aula e verificamos o uso de vídeos (audiovisuais) e animações pelos professores participantes, apontando aspectos positivos em suas aulas, considerando que uso das TIC não fazia parte da dinâmica da sala de aula dos sujeitos da pesquisa. Assim sendo, através dos resultados obtidos, se pode destacar a grande responsabilidade do professor, e que suas escolhas no processo de ensino e aprendizagem pode reverberar em aspectos positivos e significativos na construção dos conhecimentos dos estudantes, visto que o ensino de ciências possui conceitos de difícil assimilação e compreensão.