Artigo CONEDU - Tecnologias e Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-74-0

TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-07-12 14:52:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91398
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 3111
    "inscrito_id" => 8873
    "titulo" => "TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias educacionais na formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Para isso, nos apoiamos nas Tecnologias da Informação e Comunicação atrelada a aspectos da formação continuada de professores. Assim, destacamos a importância da inserção das TIC no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que esta modalidade de ensino utiliza em muitos casos, apenas do livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC em sua prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta modalidade para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, realizamos um estudo qualitativo, através da aplicação de questionários, realização de oficina voltada para a formação de professores sobre as TIC e observação em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não é utilizada com muita frequência pelos docentes, sujeitos da pesquisa, sendo possível identificar a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelada a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC. Através da intervenção realizada, pudemos instigar o uso necessário das TIC no contexto da sala de aula e verificamos o uso de vídeos (audiovisuais) e animações pelos professores participantes, apontando aspectos positivos em suas aulas, considerando que uso das TIC não fazia parte da dinâmica da sala de aula dos sujeitos da pesquisa. Assim sendo, através dos resultados obtidos, se pode destacar a grande responsabilidade do professor, e que suas escolhas no processo de ensino e aprendizagem pode reverberar em aspectos positivos e significativos na construção dos conhecimentos dos estudantes, visto que o ensino de ciências possui conceitos de difícil assimilação e compreensão."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8873_TB3111_05122022234649.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO"
    "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91398
    "edicao_id" => 260
    "trabalho_id" => 3111
    "inscrito_id" => 8873
    "titulo" => "TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO REALIZADO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias educacionais na formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Para isso, nos apoiamos nas Tecnologias da Informação e Comunicação atrelada a aspectos da formação continuada de professores. Assim, destacamos a importância da inserção das TIC no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que esta modalidade de ensino utiliza em muitos casos, apenas do livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC em sua prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta modalidade para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, realizamos um estudo qualitativo, através da aplicação de questionários, realização de oficina voltada para a formação de professores sobre as TIC e observação em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não é utilizada com muita frequência pelos docentes, sujeitos da pesquisa, sendo possível identificar a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelada a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC. Através da intervenção realizada, pudemos instigar o uso necessário das TIC no contexto da sala de aula e verificamos o uso de vídeos (audiovisuais) e animações pelos professores participantes, apontando aspectos positivos em suas aulas, considerando que uso das TIC não fazia parte da dinâmica da sala de aula dos sujeitos da pesquisa. Assim sendo, através dos resultados obtidos, se pode destacar a grande responsabilidade do professor, e que suas escolhas no processo de ensino e aprendizagem pode reverberar em aspectos positivos e significativos na construção dos conhecimentos dos estudantes, visto que o ensino de ciências possui conceitos de difícil assimilação e compreensão."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8873_TB3111_05122022234649.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:34:36"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO"
    "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:00"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 260
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1b8206a6_30012023101016.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4c0ce4c0_12072022145200.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 154
                "edicao_id" => 260
                "codigo" => "978-65-86901-74-0"
                "capa" => "63d7c1b82331a_30012023101016.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADJANNY VIEIRA BRITO MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA VALEN&Ccedil;A DE ALMEIDA (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  ADRIANE MATOS ARAUJO (UFF)<br />\r\n
                  ALEXANDRA NASCIMENTO DE ANDRADE &nbsp;<br />\r\n
                  ANNE MARCELLE GUIMARAES SALES YAMAUTI<br />\r\n
                  CRISTIANA BARCELOS DA SILVA (UEMG)<br />\r\n
                  ELIEL CONSTANTINO DA SILVA (Universit&aacute;rio UniAraguaia/Foreducation EdTech/Da Vinci International Academy)<br />\r\n
                  FABIANA MABEL AZEVEDO DE OLIVEIRA (LabEspa&ccedil;o)<br />\r\n
                  FABIO CORREIA DE REZENDE (SEDUC e SEMED - PA)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROG&Eacute;RIO CARVALHO (UFAM)<br />\r\n
                  FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA (UFJF)<br />\r\n
                  GABRIELA COUTINHO LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  GUTENBERG DE LIMA MARQUES (UFPB)<br />\r\n
                  GYOVANNA KELLY MATIAS DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA (SEEDF)<br />\r\n
                  ILMA RODRIGUES DE SOUZA FAUSTO (IFRO)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  JACQUELINE MAYUMI AKAZAKI (UFRGS)<br />\r\n
                  JANINE VICENTE DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  JEAN PAULO SPINELLY DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDIELSON DA SILVA NEVES (UEPB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; SEVERINO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSLEY MAYCON DE SOUSA N&Oacute;BREGA (SEE-PE)<br />\r\n
                  JOZILMA DE MEDEIROS GONZAGA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO BRANDO MESSIAS (UPE)<br />\r\n
                  KALINA DE FRAN&Ccedil;A OLIVEIRA (UFPB/UFPE)<br />\r\n
                  KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  LEVY FREITAS DE LEMOS (IFRJ/UMESP)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO &nbsp;<br />\r\n
                  LUANDSON LUIS DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCAS BORGES RAMALHO (UNIFESP)<br />\r\n
                  LUCAS HENRIQUE VIANA (UEPB)<br />\r\n
                  LUCIANO ALVES NASCIMENTO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCIA FERNANDES SOARES (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA CUNHA LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM (UEPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NADIELLI MARIA DOS SANTOS GALV&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA (SME - Reden&ccedil;&atilde;o)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILA DA SILVA RAMOS &nbsp;<br />\r\n
                  RACKEL PERALVA MENEZES VASCONCELLOS (UENF)<br />\r\n
                  RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA CARVALHO DA SILVA (PREFEITURA DO RECIFE)<br />\r\n
                  ROB&Eacute;RIO RODRIGUES FEITOSA (UECE/SEDUC-CE)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA MARIA DIAS DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSILENE PEREIRA DA SILVA (FUNDAJ)<br />\r\n
                  SAMANTHA ALVES SOARES (COL&Eacute;GIO FUTURO VIP)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA NOEMIA RODRIGUES BRAGA (EMIL BRUNNER WORLD UNIVERSITY, de Miami Fl&oacute;rida, United States of America)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c1b823cb6_30012023101016.pdf"
                "arquivo" => "30012023100504-CONEDU---GT-19.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:00"
                "updated_at" => "2023-02-01 11:00:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias educacionais na formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental II de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato – PI. Para isso, nos apoiamos nas Tecnologias da Informação e Comunicação atrelada a aspectos da formação continuada de professores. Assim, destacamos a importância da inserção das TIC no contexto da sala de aula, na tentativa de sanar algumas lacunas observadas no ensino tradicional, visto que esta modalidade de ensino utiliza em muitos casos, apenas do livro didático e quadro negro, e não incorporam as TIC em sua prática de ensino, não reconhecendo a contribuição e potencial desta modalidade para trazer melhorias ao processo de ensino e aprendizagem. Para operacionalização desta pesquisa, realizamos um estudo qualitativo, através da aplicação de questionários, realização de oficina voltada para a formação de professores sobre as TIC e observação em sala de aula. Os resultados apontam que a inserção de recursos metodológicos didáticos não é utilizada com muita frequência pelos docentes, sujeitos da pesquisa, sendo possível identificar a dificuldade dos professores em relação à inserção de recursos tecnológicos. Um dos principais problemas apontados está atrelada a falta de formação inicial e continuada acerca das TIC. Através da intervenção realizada, pudemos instigar o uso necessário das TIC no contexto da sala de aula e verificamos o uso de vídeos (audiovisuais) e animações pelos professores participantes, apontando aspectos positivos em suas aulas, considerando que uso das TIC não fazia parte da dinâmica da sala de aula dos sujeitos da pesquisa. Assim sendo, através dos resultados obtidos, se pode destacar a grande responsabilidade do professor, e que suas escolhas no processo de ensino e aprendizagem pode reverberar em aspectos positivos e significativos na construção dos conhecimentos dos estudantes, visto que o ensino de ciências possui conceitos de difícil assimilação e compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.