O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91439 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 14757 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)" "resumo" => "O Assistente Social atua em áreas de vulnerabilidade, decorrentes das desigualdades sociais que perpassam a sociedade. A área da educação torna-se, assim, um importante espaço de atuação desse profissional à medida que essas desigualdades se manifestam das mais variadas formas, especialmente no âmbito escolar. Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), no período de 2011 a 2020. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Os trabalhos, selecionados a partir do título, resumo e palavras-chave, foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos apenas 4 trabalhos, sendo três dissertações e uma tese. Dois trabalhos estudaram sobre a atuação dos Assistentes Sociais para a permanência ou evasão escolar no âmbito dos Institutos Federais e dois sobre o exercício profissional do Assistente Social. Os resultados das produções buscaram compreender as particularidades do exercício profissional nos Institutos, no que concerne aos cursos técnicos integrados. Com isso sugerimos ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre a temática." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14757_TB3709_01122022134859.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA VALÕES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "rita.valoes@pesqueira.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91439 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 3709 "inscrito_id" => 14757 "titulo" => "O ESTADO DA ARTE SOBRE O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2011-2020)" "resumo" => "O Assistente Social atua em áreas de vulnerabilidade, decorrentes das desigualdades sociais que perpassam a sociedade. A área da educação torna-se, assim, um importante espaço de atuação desse profissional à medida que essas desigualdades se manifestam das mais variadas formas, especialmente no âmbito escolar. Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica com foco no Ensino Médio Integrado (EMI), no período de 2011 a 2020. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Os trabalhos, selecionados a partir do título, resumo e palavras-chave, foram lidos na íntegra. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos apenas 4 trabalhos, sendo três dissertações e uma tese. Dois trabalhos estudaram sobre a atuação dos Assistentes Sociais para a permanência ou evasão escolar no âmbito dos Institutos Federais e dois sobre o exercício profissional do Assistente Social. Os resultados das produções buscaram compreender as particularidades do exercício profissional nos Institutos, no que concerne aos cursos técnicos integrados. Com isso sugerimos ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre a temática." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14757_TB3709_01122022134859.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA VALÕES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA" "autor_email" => "rita.valoes@pesqueira.ifp" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }