Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica

E-books

ISBN: 978-65-86901-75-7

USO DE PROTÓTIPO ARTESANAL NA EDUCAÇÃO PRÁTICA DO PROCEDIMENTO DE ACESSO VENOSO PERIFÉRICO EM ENFERMAGEM

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91452
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 4216
    "inscrito_id" => 9972
    "titulo" => "USO DE PROTÓTIPO ARTESANAL NA EDUCAÇÃO PRÁTICA DO PROCEDIMENTO DE ACESSO VENOSO PERIFÉRICO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "O acesso venoso periférico faz parte do rol de procedimentos técnicos desempenhados pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente. Além de envolver um cuidado que requer habilidade prática. Entretanto, para garantir tal destreza, se faz necessária a repetição contínua do procedimento. Como forma de garantir a segurança do paciente, o treinamento de acesso venoso periférico precisa ser realizado em simuladores que geralmente são de alto custo e com difícil acesso à rede pública. Sendo assim, este estudo trouxe o relato de experiência do desenvolvimento de um protótipo artesanal que foi utilizado como simulador de uma rede venosa periférica para treinamento da equipe de enfermagem do setor de preparação para procedimentos diagnósticos e cirúrgicos de um hospital público de Alagoas. A base do protótipo foi elaborada com polietileno, látex, Etileno Acetato de Vinila, especificamente os produtos conhecidos como macarrão de piscina, bolas de assopros finas com corante vermelho, emborrachados. A vivência ocorreu inicialmente em setembro de 2021 e posteriormente foi utilizada pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição para treinamento nos demais setores. Assim, as equipes de enfermagem foram capacitadas de forma prática e segura, o que colaborou com o aperfeiçoamento do procedimento e com a a assistência ofertada, e diminuiu riscos para o paciente. Além disso, promoveu experiências não-traumáticas e consequentemente resultou em maior satisfação para o paciente, acompanhante e profissionais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9972_TB4216_30112022153905.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE JORDAN DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE JORDAN"
    "autor_email" => "raianejsa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91452
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 4216
    "inscrito_id" => 9972
    "titulo" => "USO DE PROTÓTIPO ARTESANAL NA EDUCAÇÃO PRÁTICA DO PROCEDIMENTO DE ACESSO VENOSO PERIFÉRICO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "O acesso venoso periférico faz parte do rol de procedimentos técnicos desempenhados pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente. Além de envolver um cuidado que requer habilidade prática. Entretanto, para garantir tal destreza, se faz necessária a repetição contínua do procedimento. Como forma de garantir a segurança do paciente, o treinamento de acesso venoso periférico precisa ser realizado em simuladores que geralmente são de alto custo e com difícil acesso à rede pública. Sendo assim, este estudo trouxe o relato de experiência do desenvolvimento de um protótipo artesanal que foi utilizado como simulador de uma rede venosa periférica para treinamento da equipe de enfermagem do setor de preparação para procedimentos diagnósticos e cirúrgicos de um hospital público de Alagoas. A base do protótipo foi elaborada com polietileno, látex, Etileno Acetato de Vinila, especificamente os produtos conhecidos como macarrão de piscina, bolas de assopros finas com corante vermelho, emborrachados. A vivência ocorreu inicialmente em setembro de 2021 e posteriormente foi utilizada pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição para treinamento nos demais setores. Assim, as equipes de enfermagem foram capacitadas de forma prática e segura, o que colaborou com o aperfeiçoamento do procedimento e com a a assistência ofertada, e diminuiu riscos para o paciente. Além disso, promoveu experiências não-traumáticas e consequentemente resultou em maior satisfação para o paciente, acompanhante e profissionais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID9972_TB4216_30112022153905.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIANE JORDAN DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAIANE JORDAN"
    "autor_email" => "raianejsa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O acesso venoso periférico faz parte do rol de procedimentos técnicos desempenhados pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente. Além de envolver um cuidado que requer habilidade prática. Entretanto, para garantir tal destreza, se faz necessária a repetição contínua do procedimento. Como forma de garantir a segurança do paciente, o treinamento de acesso venoso periférico precisa ser realizado em simuladores que geralmente são de alto custo e com difícil acesso à rede pública. Sendo assim, este estudo trouxe o relato de experiência do desenvolvimento de um protótipo artesanal que foi utilizado como simulador de uma rede venosa periférica para treinamento da equipe de enfermagem do setor de preparação para procedimentos diagnósticos e cirúrgicos de um hospital público de Alagoas. A base do protótipo foi elaborada com polietileno, látex, Etileno Acetato de Vinila, especificamente os produtos conhecidos como macarrão de piscina, bolas de assopros finas com corante vermelho, emborrachados. A vivência ocorreu inicialmente em setembro de 2021 e posteriormente foi utilizada pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição para treinamento nos demais setores. Assim, as equipes de enfermagem foram capacitadas de forma prática e segura, o que colaborou com o aperfeiçoamento do procedimento e com a a assistência ofertada, e diminuiu riscos para o paciente. Além disso, promoveu experiências não-traumáticas e consequentemente resultou em maior satisfação para o paciente, acompanhante e profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.