A prática de atitudes em prol do meio ambiente tem adquirido cada dia mais destaque no cenário nacional e internacional, fazendo com que agir para a preservação e o cuidado ambiental seja cada vez mais necessário e buscar melhorias para o meio ambiente através da pesquisa, é uma ótima oportunidade de colaborar com a divulgação e realização de ações que contribuam para essa prática. Um dos grandes colaboradores para o início e/ou continuidade das ações que propiciem esse equilíbrio ambiental é a Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-vida), que pode ajudar a escola e a comunidade a projetar e implementar ações para um futuro sustentável. Neste trabalho busca-se descrever como se dá a constituição e o trabalho da Com-vida nas escolas e de que maneira esta pode contribuir para a realização de práticas que beneficiem o meio ambiente. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando a abordagem qualitativa. Como a Com-Vida se constitui em um espaço de diálogos, pode desenvolver ações tendo em vista um ambiente equilibrado. Isso pode refletir no exercício da cidadania, no respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural, bem como na gestão do espaço físico da escola, aprimorando a eficiência no uso dos recursos: diminuindo o desperdício de água, energia, materiais e alimentos. Trata-se de um colegiado que envolve estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e comunidade com o objetivo de promover a sustentabilidade na escola em todas as suas dimensões, estabelecendo relações entre a comunidade escolar e seu território em busca de melhoria da qualidade de vida. Assim, a Com-Vida veio para possibilitar ações que beneficiem a educação ambiental a partir da comunidade escolar para abranger gradualmente a comunidade ao seu redor, e estender-se para outras localidades, considerando as particularidades de cada ambiente e de cada região.