O trabalho em tela diz respeito ao processo de construção de um plano de ação estratégico da educação especial de uma escola de nível médio de tempo integral do estado de Alagoas. O plano teve a intenção de definir ações para o desenvolvimento de atividades inclusivas e colaborativas entre os profissionais e a equipe gestora da instituição, em relação ao público específico do Atendimento Educacional Especializado (jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, superdotação/altas habilidades). A construção seguiu os preceitos da complexidade (MORIN, 2016) e das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas (ALVES, 2016). O caminho metodológico seguido foi à análise documental (ALESSANDRA PIMENTEL, 2001) onde foi possível olhar para um conjunto de documento de forma analítica a fim da extração de dados para o mapeamento dos estudantes com deficiência. Foram mapeados os alunos que fazem parte desse público: os CIDs apresentados pelos alunos foram: F84.0 Autismo Infantil, F72.1 Retardo mental moderado/grave, F29 Psicose não-orgânica, F71 Retardo Mental, G40.9 Epilepsia não identificada, I69- Sequelas de doenças cerebrovasculares (Distúrbio físico), F70 - Retardo mental leve, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F71 - Retardo mental moderado, F90.0 - Distúrbios da atividade e da atenção, F31.2- Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos, F07.2- Síndrome pós-traumática. Alguns alunos apresentaram laudo médico com o diagnóstico, mas não constava o CID, são eles: Baixa visão, Deficiência física, Calcificação extra axial parietal esquerda. (Distúrbio físico) e dificuldades no processo de aprendizagem, surdez. Alguns alunos apresentam mais de um CID ou um laudo afirmando mais de uma deficiência, o que pode ser justificado com a apresentação de 12 CIDs para 9 alunos e 6 deficiências atestadas com laudo médico para 4 estudantes.