MÚSICA, ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91702 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "MÚSICA, ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo geral discutir aspectos conceituais sobre a importância da música como instrumento facilitador da oralidade e escrita no ensino fundamental. A escolha justifica-se pela prática docente diária no ensino fundamental anos iniciais, no componente curricular de Língua Portuguesa, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre as principais ideias, foi possível concluir que a oralidade é uma questão tão importante quanto a escrita na aquisição de linguagem, devendo ser trabalhada no processo de letramento. Isso capacitará a criança para que, além de ler e escrever, também consiga pronunciar as palavras corretamente, construindo a habilidade de oratória que contribuirá em diversas situações da vida. Nesse bojo, a música se apresenta como uma importante ferramenta pedagógica, com sólida possibilidade de contribuir para a aquisição da linguagem, de maneira geral e, da oralidade e escrita de forma específica. Agregando o elemento lúdico necessário à educação fundamental, pois se torna estimulante e atrativa aos alunos, sendo um recurso positivo na aquisição da linguagem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 14 - Alfabetização e Linguagens Artístico-culturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID267_TB229_02112022155416.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "ANA DAMASCENO" "autor_email" => "damascenopedagogico@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91702 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 267 "titulo" => "MÚSICA, ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo geral discutir aspectos conceituais sobre a importância da música como instrumento facilitador da oralidade e escrita no ensino fundamental. A escolha justifica-se pela prática docente diária no ensino fundamental anos iniciais, no componente curricular de Língua Portuguesa, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre as principais ideias, foi possível concluir que a oralidade é uma questão tão importante quanto a escrita na aquisição de linguagem, devendo ser trabalhada no processo de letramento. Isso capacitará a criança para que, além de ler e escrever, também consiga pronunciar as palavras corretamente, construindo a habilidade de oratória que contribuirá em diversas situações da vida. Nesse bojo, a música se apresenta como uma importante ferramenta pedagógica, com sólida possibilidade de contribuir para a aquisição da linguagem, de maneira geral e, da oralidade e escrita de forma específica. Agregando o elemento lúdico necessário à educação fundamental, pois se torna estimulante e atrativa aos alunos, sendo um recurso positivo na aquisição da linguagem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 14 - Alfabetização e Linguagens Artístico-culturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID267_TB229_02112022155416.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "ANA DAMASCENO" "autor_email" => "damascenopedagogico@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }