LIRA, André Augusto Diniz. . Anais IV CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91699>. Acesso em: 24/11/2024 20:33
Lêdo Ivo produziu uma obra diversificada da década de 1940 até 2012, ano da sua morte. Foi considerado uma “ovelha negra” pelo estilo peculiar, pelos conteúdos tratados e pelas atitudes tomadas, transitando em várias escolas literárias. Neste trabalho, analisamos o livro ilustrado O Rato da Sacristia (2002) de autoria de Lêdo Ivo e ilustrações de Claúdio Martins, na produção de um letramento transgressor. O poema de mesmo título, que foi a base desse livro ilustrado, tinha sido anteriormente publicado em Crepúsculo Civil, entre 1988 e 1990. Do ponto de vista empírico, inspiramo-nos na análise textual dos discursos de Adam (2008), considerando o plano sequencial, o uso de metáforas e os enunciados proposições. Fazemos inicialmente um estudo do lugar que esse poema ocupa na obra anterior, onde foi originalmente publicado, tendo por base elementos de similaridade nos (co)textos anteriores e posteriores. Na metáfora do Rato e suas ações, o livro ilustrado procura descontruir ou corroer alguns elementos específicos da religiosidade cristã católica (como as imagens sagradas e paramentos), ampliando, no final, para o questionamento da própria teologia cristã, especificamente da doutrina da soberania divina, ao atribuir a Deus a responsabilidade, primeira e última, da criação do rato. Ao se transferir essa culpa, a solução será a morte do ratinho que merecerá o céu, poupando a igreja a partir de então. Por fim, discutimos que essa obra promove o que aqui introduzimos como um letramento transgressor, ao considerar o texto literário como um produtor de sentidos que procura desconstruir os significados legitimados no subcampo religioso católico.