Artigo Anais IV CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91738
    "edicao_id" => 299
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 1316
    "titulo" => "VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Governos, instituições de ensino, professores, alunos e responsáveis têm feito um esforço paralelo para minimizar as consequências do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente as práticas de ensino. A tecnologia foi fundamental para auxiliar o trabalho dos professores no "novo normal", mas ainda é vista como uma ferramenta controversa, na medida em que pode se tornar um fator excludente — quando, por exemplo, nem todos os alunos possuem condições financeiras para usufruir dela, ou quando lhes falta o letramento digital. Muito conteúdo está disponível na internet, para aprender os mais variados assuntos, mas nem tudo é de qualidade e, assim como as informações que rapidamente circulam em redes sociais, nem tudo está correto ou corresponde à realidade. Para o professor de língua estrangeira, parece que a internet "abriu as janelas para o mundo", de forma que é possível ver vídeos, programas de TV, ler textos de jornal, ouvir podcasts, tudo em língua estrangeira, muitas vezes em tempo real. Também os materiais didáticos se tornaram mais acessíveis graças à internet e a cada dia mais e mais são produzidos e disponibilizados. Tanta oferta leva a outro problema: como selecionar os materiais, de acordo com o nível, os objetivos, o público-alvo? Como atentar para o que é protegido por direito autoral? Como encontrar os recursos que melhor auxiliem o professor em seu trabalho diário? Há várias plataformas de recursos educacionais abertos (REA), mas contraditoriamente ainda assim às vezes é difícil encontrar materiais, especialmente em se tratando de línguas menos estudadas. Este trabalho apresenta as possibilidades da plataforma MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) e discorre sobre suas vantagens e deficiências. A plataforma possui algumas singularidades, como a seleção de materiais com revisão por pares, o que lhe confere grande credibilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1316_TB329_07112022130027.pdf"
    "created_at" => "2022-12-14 14:31:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE EDUARDA BRASIL DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michele.eduarda@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png"
    "data_publicacao" => "2023-01-19"
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91738
    "edicao_id" => 299
    "trabalho_id" => 329
    "inscrito_id" => 1316
    "titulo" => "VINHO NOVO? A PLATAFORMA MERLOT E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Governos, instituições de ensino, professores, alunos e responsáveis têm feito um esforço paralelo para minimizar as consequências do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente as práticas de ensino. A tecnologia foi fundamental para auxiliar o trabalho dos professores no "novo normal", mas ainda é vista como uma ferramenta controversa, na medida em que pode se tornar um fator excludente — quando, por exemplo, nem todos os alunos possuem condições financeiras para usufruir dela, ou quando lhes falta o letramento digital. Muito conteúdo está disponível na internet, para aprender os mais variados assuntos, mas nem tudo é de qualidade e, assim como as informações que rapidamente circulam em redes sociais, nem tudo está correto ou corresponde à realidade. Para o professor de língua estrangeira, parece que a internet "abriu as janelas para o mundo", de forma que é possível ver vídeos, programas de TV, ler textos de jornal, ouvir podcasts, tudo em língua estrangeira, muitas vezes em tempo real. Também os materiais didáticos se tornaram mais acessíveis graças à internet e a cada dia mais e mais são produzidos e disponibilizados. Tanta oferta leva a outro problema: como selecionar os materiais, de acordo com o nível, os objetivos, o público-alvo? Como atentar para o que é protegido por direito autoral? Como encontrar os recursos que melhor auxiliem o professor em seu trabalho diário? Há várias plataformas de recursos educacionais abertos (REA), mas contraditoriamente ainda assim às vezes é difícil encontrar materiais, especialmente em se tratando de línguas menos estudadas. Este trabalho apresenta as possibilidades da plataforma MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) e discorre sobre suas vantagens e deficiências. A plataforma possui algumas singularidades, como a seleção de materiais com revisão por pares, o que lhe confere grande credibilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Alfabetização, Letramentos e Linguagens e Tecnologias Digitais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1316_TB329_07112022130027.pdf"
    "created_at" => "2022-12-14 14:31:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE EDUARDA BRASIL DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michele.eduarda@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png"
    "data_publicacao" => "2023-01-19"
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de janeiro de 2023

Resumo

Governos, instituições de ensino, professores, alunos e responsáveis têm feito um esforço paralelo para minimizar as consequências do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, que afetou drasticamente as práticas de ensino. A tecnologia foi fundamental para auxiliar o trabalho dos professores no "novo normal", mas ainda é vista como uma ferramenta controversa, na medida em que pode se tornar um fator excludente — quando, por exemplo, nem todos os alunos possuem condições financeiras para usufruir dela, ou quando lhes falta o letramento digital. Muito conteúdo está disponível na internet, para aprender os mais variados assuntos, mas nem tudo é de qualidade e, assim como as informações que rapidamente circulam em redes sociais, nem tudo está correto ou corresponde à realidade. Para o professor de língua estrangeira, parece que a internet "abriu as janelas para o mundo", de forma que é possível ver vídeos, programas de TV, ler textos de jornal, ouvir podcasts, tudo em língua estrangeira, muitas vezes em tempo real. Também os materiais didáticos se tornaram mais acessíveis graças à internet e a cada dia mais e mais são produzidos e disponibilizados. Tanta oferta leva a outro problema: como selecionar os materiais, de acordo com o nível, os objetivos, o público-alvo? Como atentar para o que é protegido por direito autoral? Como encontrar os recursos que melhor auxiliem o professor em seu trabalho diário? Há várias plataformas de recursos educacionais abertos (REA), mas contraditoriamente ainda assim às vezes é difícil encontrar materiais, especialmente em se tratando de línguas menos estudadas. Este trabalho apresenta as possibilidades da plataforma MERLOT (Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching) e discorre sobre suas vantagens e deficiências. A plataforma possui algumas singularidades, como a seleção de materiais com revisão por pares, o que lhe confere grande credibilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.