LETRAMENTO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E COM CRIANÇAS NEGRAS
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91745 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 1296 "titulo" => "LETRAMENTO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E COM CRIANÇAS NEGRAS" "resumo" => "A sociedade brasileira possui suas diversidades e pluralidade étnicas. No entanto, dentro desse contexto, é sabido que a democracia se estabelece apenas para um determinado grupo que se mantem hegemônico no poder e determina quem terá acesso a esse poder. Noutra camada, tem-se a população negra localizada num espaço margeado. As práticas sociais resultantes do racismo estrutural e institucional incidem no bloqueio da leitura e da compreensão textual das(os) estudantes negras(os), assim como quem permanece e abandona o espaço escolar. Diante desse cenário, este trabalho investigou as formas que as práticas educacionais racistas interferem na aquisição da leitura e escrita das(os) estudantes negros, bem como na sua permanência na escola. O embasamento teórico ficou por conta de Eliane Cavalleiro (2001), Nima Lino Gomes (2012), Petronilha Gonçalves (2019), Kabengele Munanga (2003;2022), Quijano (2005), Denise Botelho (2010), entre outras e outros. Adotou-se, para elaboração deste, a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, por meio das pesquisas bibliográfica, documental e participante. Tendo em vista corporificar esta proposta, dois estudantes de unidades educacionais distintas, mas da mesma rede de ensino, prefeitura do Recife, foram entrevistados. O letramento para as relações étnico-raciais é imprescindível na preparação do indivíduo negro para que esse exerça efetiva participação na sociedade, sua aplicação precede a compreensão dos prejuízos que o racismo causa a esse grupo, a necessidade de empoderamento dessa população, assim como a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1296_TB347_07112022225223.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA DE AZEREDO LOPES VENTURA" "autor_nome_curto" => "MILLENA VENTURA" "autor_email" => "millena.ventura@ufpe.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91745 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 1296 "titulo" => "LETRAMENTO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E COM CRIANÇAS NEGRAS" "resumo" => "A sociedade brasileira possui suas diversidades e pluralidade étnicas. No entanto, dentro desse contexto, é sabido que a democracia se estabelece apenas para um determinado grupo que se mantem hegemônico no poder e determina quem terá acesso a esse poder. Noutra camada, tem-se a população negra localizada num espaço margeado. As práticas sociais resultantes do racismo estrutural e institucional incidem no bloqueio da leitura e da compreensão textual das(os) estudantes negras(os), assim como quem permanece e abandona o espaço escolar. Diante desse cenário, este trabalho investigou as formas que as práticas educacionais racistas interferem na aquisição da leitura e escrita das(os) estudantes negros, bem como na sua permanência na escola. O embasamento teórico ficou por conta de Eliane Cavalleiro (2001), Nima Lino Gomes (2012), Petronilha Gonçalves (2019), Kabengele Munanga (2003;2022), Quijano (2005), Denise Botelho (2010), entre outras e outros. Adotou-se, para elaboração deste, a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, por meio das pesquisas bibliográfica, documental e participante. Tendo em vista corporificar esta proposta, dois estudantes de unidades educacionais distintas, mas da mesma rede de ensino, prefeitura do Recife, foram entrevistados. O letramento para as relações étnico-raciais é imprescindível na preparação do indivíduo negro para que esse exerça efetiva participação na sociedade, sua aplicação precede a compreensão dos prejuízos que o racismo causa a esse grupo, a necessidade de empoderamento dessa população, assim como a aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1296_TB347_07112022225223.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILLENA DE AZEREDO LOPES VENTURA" "autor_nome_curto" => "MILLENA VENTURA" "autor_email" => "millena.ventura@ufpe.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }