A LITERATURA DE CORDEL EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91713 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir criticamente acerca da mediação da Literatura de Cordel em processos de alfabetização e letramento e caracteriza-se como um relato de experiência que advém do desenvolvimento do projeto “Entre Versos”, em uma turma de 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parnaíba-PI, dentro do contexto da pandemia Covid-19, portanto, durante o Ensino Remoto Emergencial. O “Entre Versos” foi, inicialmente, um projeto didático-pedagógico que buscou lançar um olhar mais acurado sobre o Cordel e seu potencial linguístico, mas amplia-se posteriormente na medida em que se destaca os aspectos culturais, identitários e criativos inerentes a esta literatura, destacando sua importância social, histórica e política, refletindo sobre as potencialidades, riquezas e valores regionais, que contribuem não só para o contexto escolar, mas para a valorização da memória local e da cultura popular nordestina. Contamos com um aporte teórico ancorado principalmente em Freire (1991; 2000; 2005; 2018;), Soares (2021), Alves (2008); Schneuwly (2004), dentre outros. Esse trabalho detalha todo o processo de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, explorando desde a criação de uma história em cordel que serviu como base para a contação de histórias, explorando os aspectos do gênero literário, sua origem, o estudo da técnica da xilogravura e a produção escrita, a partir da análise de rimas em atividades de alfabetização e letramento, propondo também uma avaliação no que diz respeito ao ensino remoto e suas dificuldades. Em geral, o estudo destaca a relevância da literatura de cordel na sala de aula e de como a sua utilização pode não só agregar saberes e conhecimentos essenciais para a formação do educando, mas também no despertar do interesse pela leitura e, por conseguinte, pela escrita." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 25 - Poéticas da Oralidade, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID742_TB259_03112022173818.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EUDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EUDES SOUSA" "autor_email" => "ffeudessousa15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91713 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 742 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir criticamente acerca da mediação da Literatura de Cordel em processos de alfabetização e letramento e caracteriza-se como um relato de experiência que advém do desenvolvimento do projeto “Entre Versos”, em uma turma de 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parnaíba-PI, dentro do contexto da pandemia Covid-19, portanto, durante o Ensino Remoto Emergencial. O “Entre Versos” foi, inicialmente, um projeto didático-pedagógico que buscou lançar um olhar mais acurado sobre o Cordel e seu potencial linguístico, mas amplia-se posteriormente na medida em que se destaca os aspectos culturais, identitários e criativos inerentes a esta literatura, destacando sua importância social, histórica e política, refletindo sobre as potencialidades, riquezas e valores regionais, que contribuem não só para o contexto escolar, mas para a valorização da memória local e da cultura popular nordestina. Contamos com um aporte teórico ancorado principalmente em Freire (1991; 2000; 2005; 2018;), Soares (2021), Alves (2008); Schneuwly (2004), dentre outros. Esse trabalho detalha todo o processo de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, explorando desde a criação de uma história em cordel que serviu como base para a contação de histórias, explorando os aspectos do gênero literário, sua origem, o estudo da técnica da xilogravura e a produção escrita, a partir da análise de rimas em atividades de alfabetização e letramento, propondo também uma avaliação no que diz respeito ao ensino remoto e suas dificuldades. Em geral, o estudo destaca a relevância da literatura de cordel na sala de aula e de como a sua utilização pode não só agregar saberes e conhecimentos essenciais para a formação do educando, mas também no despertar do interesse pela leitura e, por conseguinte, pela escrita." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 25 - Poéticas da Oralidade, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD3_ID742_TB259_03112022173818.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EUDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EUDES SOUSA" "autor_email" => "ffeudessousa15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }