DAS VIOLÊNCIAS DO MEMORICÍDIO: UMA LEITURA DE SONETOS DE FRANCISCA CLOTILDE COMO PROCESSO DE MATERIALIDADE E RESISTÊNCIA DA INSCRITA FEMININA NO INTERIOR DO CEARÁ.
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91885 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "DAS VIOLÊNCIAS DO MEMORICÍDIO: UMA LEITURA DE SONETOS DE FRANCISCA CLOTILDE COMO PROCESSO DE MATERIALIDADE E RESISTÊNCIA DA INSCRITA FEMININA NO INTERIOR DO CEARÁ." "resumo" => "É de ampla notoriedade no âmbito intelectual e artístico-literário brasileiro, marcado pela desigualdade de gênero, que o espaço de autoria feminina, e mais especificamente das produções literárias nordestinas, continua configurado no estreito da margem. Este texto, que emerge de uma pesquisa mais ampla (em curso), surgiu a partir do interesse em fazer repercutir a produção literária de escritoras nordestinas da transição do século XIX para o XX, particularmente, cearenses e ainda mais: interioranas, como por exemplo Emília Freitas, Ana Facó, Serafina Pontes, Ana Nogueira, Úrsula Garcia, Adília Luna de Freitas, Alba Valdez, Maria da Câmara Bormann e Francisca Clotilde, quase todas com obras fora de circulação, há décadas sem edição, expostas ao “memoricídio”, que segundo a escritora Constância Lima, se trata do apagamento/esquecimento da sua escrita e seus nomes. Nessa perspectiva, apresentaremos aqui, um recorte que pode servir como mostra de um ato de resistência, aceno de inscritura e inscrição num lugar de fala: trata-se da poesia de Francisca Clotilde (Tauá - CE, 1864), vanguardista ao problematizar temáticas consideradas tabus para a época. Trabalharemos os sonetos Vésper (1915), Mistérios (1915), Lágrimas (1916), A garça (1918) e Andorinha (1920), neles, sob o viés do sentimentalismo confessional, um eu-lírico nos dá conta da inquietude de não ter “liberdade”, logo, privado do arbítrio e desautorizado a inscrever-se na cena pública e na disputa por voz no jogo social. A análise buscada é de cunho interdisciplinar/intercultural. Nos auxiliam na abordagem: a Análise do Discurso, a Teoria da Representação Social, Teoria Crítica e a Crítica Pós-Colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 09: POESIA DE AUTORIA FEMININA NO NORDESTE: ESCRITURAS, MATERIALIDADES E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "641081a41d07e_14032023111604.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => "2023-03-14 11:16:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARYZIA OLIVEIRA VELOSO" "autor_nome_curto" => "KARYZIA" "autor_email" => "karyzia.oliveira.veloso06" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91885 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "DAS VIOLÊNCIAS DO MEMORICÍDIO: UMA LEITURA DE SONETOS DE FRANCISCA CLOTILDE COMO PROCESSO DE MATERIALIDADE E RESISTÊNCIA DA INSCRITA FEMININA NO INTERIOR DO CEARÁ." "resumo" => "É de ampla notoriedade no âmbito intelectual e artístico-literário brasileiro, marcado pela desigualdade de gênero, que o espaço de autoria feminina, e mais especificamente das produções literárias nordestinas, continua configurado no estreito da margem. Este texto, que emerge de uma pesquisa mais ampla (em curso), surgiu a partir do interesse em fazer repercutir a produção literária de escritoras nordestinas da transição do século XIX para o XX, particularmente, cearenses e ainda mais: interioranas, como por exemplo Emília Freitas, Ana Facó, Serafina Pontes, Ana Nogueira, Úrsula Garcia, Adília Luna de Freitas, Alba Valdez, Maria da Câmara Bormann e Francisca Clotilde, quase todas com obras fora de circulação, há décadas sem edição, expostas ao “memoricídio”, que segundo a escritora Constância Lima, se trata do apagamento/esquecimento da sua escrita e seus nomes. Nessa perspectiva, apresentaremos aqui, um recorte que pode servir como mostra de um ato de resistência, aceno de inscritura e inscrição num lugar de fala: trata-se da poesia de Francisca Clotilde (Tauá - CE, 1864), vanguardista ao problematizar temáticas consideradas tabus para a época. Trabalharemos os sonetos Vésper (1915), Mistérios (1915), Lágrimas (1916), A garça (1918) e Andorinha (1920), neles, sob o viés do sentimentalismo confessional, um eu-lírico nos dá conta da inquietude de não ter “liberdade”, logo, privado do arbítrio e desautorizado a inscrever-se na cena pública e na disputa por voz no jogo social. A análise buscada é de cunho interdisciplinar/intercultural. Nos auxiliam na abordagem: a Análise do Discurso, a Teoria da Representação Social, Teoria Crítica e a Crítica Pós-Colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 09: POESIA DE AUTORIA FEMININA NO NORDESTE: ESCRITURAS, MATERIALIDADES E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "641081a41d07e_14032023111604.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => "2023-03-14 11:16:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARYZIA OLIVEIRA VELOSO" "autor_nome_curto" => "KARYZIA" "autor_email" => "karyzia.oliveira.veloso06" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }