EDUCAÇÃO LITERÁRIA ABERTA NA CULTURA DIGITAL: POTENCIALIDADES DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS
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Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo à valorização dos “saberes” e “sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras literárias sugerem.<br />\r\n <br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n <br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Renata Barbosa Vicente<br />\r\n Ivanda Maria Martins Silva """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n CLEBER ALVES ATAÍDE (UFRPE)<br />\r\n DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n IÊDO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (UNICAP)<br />\r\n IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOÃO BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR (UFRPE)<br />\r\n LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n MARIA CÉLIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n REBECA LINS SIMÕES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO (UEFS)<br />\r\n SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n VALÉRIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "63ef680a9835e_17022023084202.pdf" "arquivo" => "17022023102212-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-01-27 11:19:29" "updated_at" => "2023-02-17 10:22:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 195 "edicao_id" => 309 "codigo" => "978-65-86901-94-8" "capa" => "63ef680a979f7_17022023084202.jpg" "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2" "prefacio" => """ As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento já não conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cenário dinâmico da expansão da “inteligência coletiva” como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conexões sociais nas redes abertas da internet. Neste cenário, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da visão fragmentada de produção do conhecimento, buscando-se articular e produzir coerência dialógica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n Como processo contínuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude crítica e aberta à realidade, configurando movimentos de articulação entre teoria e prática. Conforme ressaltou Heloísa Luck, em sua obra “Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos”, o objetivo da interdisciplinaridade é “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n Sob o viés interdisciplinar, estudos linguísticos e literários conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cenários de educação básica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas teóricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimensões dialógicas, em sintonia com práticas históricas, sociais e culturais. Em função da diversidade de abordagens teórico-metodológicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino. <br />\r\n Reconhecendo a importância de ampliar o diálogo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL – Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espaço de divulgação científica para fomentar reflexões teórico-metodológicas sobre diversos temas nos campos de Linguística, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a terá a oportunidade de fazer uma imersão em pesquisas e relatos de experiências que focalizam o potencial dos estudos literários em suas dimensões trans/interdisciplinares. <br />\r\n No campo artístico-literário, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simbólicas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemióticas da literatura como fenômeno polissêmico. A literatura propicia imersões estéticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de construção e reconstrução de sentidos diante da inesgotabilidade da polivalência semântica que a obra literária sugere nos percursos da leitura. <br />\r\n Como fenômeno multifacetado, a literatura desperta os múltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar possíveis redes de significações em diversas possibilidades de atualizações literárias. Em conexões interdisciplinares com processos educativos, históricos e socioculturais, os estudos literários ampliam-se e evidenciam múltiplos horizontes de análises, teorias e críticas literárias.<br />\r\n No campo dos estudos literários, diversos/as pesquisadores/as participam desta publicação e evidenciam o lugar da literatura no cenário da produção científica. Os capítulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques teórico-metodológicos, evidenciando interconexões entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma espécie de orquestra polifônica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimensões polissêmicas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribuições para ampliar o debate no campo dos estudos literários e consolidam a produção científica na área com articulações entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cenários de graduação e pós-graduação.<br />\r\n Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acadêmicos e escolares a partir dos contínuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos literários. <br />\r\n Convidamos o/a leitor/a à imersão nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos literários em sintonia com reflexões teórico-metodológicas ancoradas em múltiplas perspectivas interdisciplinares. 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