NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO E ESPORTES COLETIVOS
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92333 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 236 "titulo" => "NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO E ESPORTES COLETIVOS" "resumo" => "A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir do desenvolvimento e prática de seus conteúdos, diferentes desempenhos de habilidades motoras gerais e especificas são requeridas. O objetivo deste estudo foi de avaliar e comparar o nível do desempenho em habilidades motoras de crianças praticantes das modalidades de ballet clássico e esportes coletivos.Trata-se de um estudo transversal em que o nível de desenvolvimento motor foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) com 12 habilidades motoras fundamentais divididas em locomoção (correr, galopar, saltitar, saltar obstáculo, saltar horizontalmente e deslizar) e controle de objeto (rebater a bola, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar a bola por baixo do ombro). O TGMD-2 tem como objetivo avaliar o desempenho motor em habilidades motoras grossas em crianças de 3 a 10 anos. Participaram do estudo 28 crianças do gênero feminino participantes de atividades extracurriculares de um colégio da cidade de Ponta Grossa – PR divididas em 2 grupos: 14 no Grupo Ballet (GB) com 8,2± 0,8 anos e 14 no Grupo de Esportes Coletivos (GEC) com idade de 9,1± 0,8 anos.A aplicação do teste foi realizada individualmente, na presença de dois avaliadores sendo que cada criança realizou 2 tentativas em cada habilidade motora. Os dados foram processados pelo Software TGMD-2 com o score total das habilidades de cada participante, e a idade correspondente ao nível de habilidade motora. E para análise intergrupos foi utilizado o teste Mann Whitney. Não foram verificadas diferenças entre os GB (49,04±2,4) e o GEC (53,5±6,3) no desempenho motor a partir das modalidades praticadas. Entretanto, na análise do desempenho motor e idades correspondentes foram observados, no GB: 3 alunas obtiveram idade acima de dez anos da sua idade atual, 11 idades correspondentes às suas idades e 2 abaixo da sua idade atual. E no GEC: 2 alunas obtiveram idade correspondente acima da sua idade atual, 2 correspondentes às suas idades e 12 alunas abaixo de sua idade atual. Entretanto foi observado no GB um percentual de 78,6% com idade correspondente identificadas no desempenho motor em relação ao GEC com apenas 14%.Neste estudo, concluímos que a modalidade de ballet clássico nesta faixa etária não apresentou melhor desempenho nas habilidades motoras comparado aos praticantes dos esportes coletivos, porém os escores percentuais revelados sugerem outros estudos." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID236_TB105_03052023235848.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE SCHOEMBAECLER" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "m.schoembaecler@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92333 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 236 "titulo" => "NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO E ESPORTES COLETIVOS" "resumo" => "A educação física escolar vem sendo um grande auxilio nos processos de alterações básicas no comportamento e aumento do repertório motor de crianças, e a partir do desenvolvimento e prática de seus conteúdos, diferentes desempenhos de habilidades motoras gerais e especificas são requeridas. O objetivo deste estudo foi de avaliar e comparar o nível do desempenho em habilidades motoras de crianças praticantes das modalidades de ballet clássico e esportes coletivos.Trata-se de um estudo transversal em que o nível de desenvolvimento motor foi avaliado por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) com 12 habilidades motoras fundamentais divididas em locomoção (correr, galopar, saltitar, saltar obstáculo, saltar horizontalmente e deslizar) e controle de objeto (rebater a bola, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar a bola por baixo do ombro). O TGMD-2 tem como objetivo avaliar o desempenho motor em habilidades motoras grossas em crianças de 3 a 10 anos. Participaram do estudo 28 crianças do gênero feminino participantes de atividades extracurriculares de um colégio da cidade de Ponta Grossa – PR divididas em 2 grupos: 14 no Grupo Ballet (GB) com 8,2± 0,8 anos e 14 no Grupo de Esportes Coletivos (GEC) com idade de 9,1± 0,8 anos.A aplicação do teste foi realizada individualmente, na presença de dois avaliadores sendo que cada criança realizou 2 tentativas em cada habilidade motora. Os dados foram processados pelo Software TGMD-2 com o score total das habilidades de cada participante, e a idade correspondente ao nível de habilidade motora. E para análise intergrupos foi utilizado o teste Mann Whitney. Não foram verificadas diferenças entre os GB (49,04±2,4) e o GEC (53,5±6,3) no desempenho motor a partir das modalidades praticadas. Entretanto, na análise do desempenho motor e idades correspondentes foram observados, no GB: 3 alunas obtiveram idade acima de dez anos da sua idade atual, 11 idades correspondentes às suas idades e 2 abaixo da sua idade atual. E no GEC: 2 alunas obtiveram idade correspondente acima da sua idade atual, 2 correspondentes às suas idades e 12 alunas abaixo de sua idade atual. Entretanto foi observado no GB um percentual de 78,6% com idade correspondente identificadas no desempenho motor em relação ao GEC com apenas 14%.Neste estudo, concluímos que a modalidade de ballet clássico nesta faixa etária não apresentou melhor desempenho nas habilidades motoras comparado aos praticantes dos esportes coletivos, porém os escores percentuais revelados sugerem outros estudos." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID236_TB105_03052023235848.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE SCHOEMBAECLER" "autor_nome_curto" => "MARCELLE" "autor_email" => "m.schoembaecler@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }