APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92375 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 362 "titulo" => "APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Durante os estágios supervisionados, o futuro professor pode constituir a sua própria identidade profissional, concebida no decorrer dos processos de socialização profissional e por meio das aprendizagens adquiridas. Na formação inicial, a identidade docente se constitui, especialmente, com as vivências do estágio curricular junto dos professores-colaboradores, possibilitando a aprendizagem de saberes específicos. É durante o estágio curricular supervisionado que os futuros professores podem ter contato com a profissão, momento em que pode haver aprendizado e construção de suas identidades como professores e contribuição para a profissionalidade docente, que vai se construindo ao longo de um processo, com especial atenção para o trabalho dos professores colaboradores. Entretanto, o estágio obrigatório é complexo, pois, ao envolver duas instituições, como a universidade e a escola, faz necessária uma articulação, visando um trabalho conjunto em prol das aprendizagens dos futuros professores. Assim, essa pesquisa teve como pressuposto a seguinte questão: Quais são as aprendizagens identificadas pelos estagiários do curso de licenciatura em Educação Física, advindas do estágio curricular supervisionado? Propõe-se, como objetivo geral, identificar e analisar, sob a perspectiva dos estudantes, as aprendizagens adquiridas nos estágios. Especificamente, buscou-se: a) identificar e analisar as aprendizagens sobre a docência percebidas pelos estagiários de Educação Física; b) identificar e analisar a percepção dos estagiários sobre o papel do professor-colaborador na construção da identidade docente. O trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em andamento, cuja abordagem de pesquisa é a qualitativa, de tipo exploratório, tendo como técnicas de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os materiais coletados foram analisados com base na análise de conteúdo e, até o momento, emergiram dois eixos de análise, a saber: “estágio curricular supervisionado: as aprendizagens sobre a docência” onde o intuito foi apresentar as aprendizagens sobre a docência percebidas pelos estagiários de educação física bem como a estrutura que o estágio ocorre e o segundo eixo intitulado como “o papel do professor-colaborador na construção da identidade docente” em que foi identificado e analisado a percepção dos estagiários sobre o papel do professor-colaborador na construção da sua identidade. A partir dos eixos apresentados, observamos que há o reconhecimento da importância dos estágios para a formação dos futuros professores, assim como há a constatação da relevância do professor-colaborador no âmbito das diferentes aprendizagens acerca da docência e da construção da identidade. Embora tenham sido levantadas algumas dificuldades com relação à estrutura dos estágios, no que se refere a articulação entre universidade e escola, identificamos que os estagiários apreendem elementos relativos às práticas ligadas à gestão do tempo de aula, à linguagem adequada a cada faixa etária, à utilização de espaços e à adaptação de materiais para as aulas de Educação Física, que estão relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo professor-colaborador no período dos estágios, o que indica modos de ser professor de Educação Física com os quais os estagiários denotam apoiar suas percepções e processo de constituição identitária profissional." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID362_TB149_16052023192942.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIE ERBETTA MAHAS KAWAMOTO" "autor_nome_curto" => "EMILIE MAHAS" "autor_email" => "emilie_mahas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92375 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 362 "titulo" => "APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Durante os estágios supervisionados, o futuro professor pode constituir a sua própria identidade profissional, concebida no decorrer dos processos de socialização profissional e por meio das aprendizagens adquiridas. Na formação inicial, a identidade docente se constitui, especialmente, com as vivências do estágio curricular junto dos professores-colaboradores, possibilitando a aprendizagem de saberes específicos. É durante o estágio curricular supervisionado que os futuros professores podem ter contato com a profissão, momento em que pode haver aprendizado e construção de suas identidades como professores e contribuição para a profissionalidade docente, que vai se construindo ao longo de um processo, com especial atenção para o trabalho dos professores colaboradores. Entretanto, o estágio obrigatório é complexo, pois, ao envolver duas instituições, como a universidade e a escola, faz necessária uma articulação, visando um trabalho conjunto em prol das aprendizagens dos futuros professores. Assim, essa pesquisa teve como pressuposto a seguinte questão: Quais são as aprendizagens identificadas pelos estagiários do curso de licenciatura em Educação Física, advindas do estágio curricular supervisionado? Propõe-se, como objetivo geral, identificar e analisar, sob a perspectiva dos estudantes, as aprendizagens adquiridas nos estágios. Especificamente, buscou-se: a) identificar e analisar as aprendizagens sobre a docência percebidas pelos estagiários de Educação Física; b) identificar e analisar a percepção dos estagiários sobre o papel do professor-colaborador na construção da identidade docente. O trabalho trata de uma pesquisa de mestrado em andamento, cuja abordagem de pesquisa é a qualitativa, de tipo exploratório, tendo como técnicas de coleta de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os materiais coletados foram analisados com base na análise de conteúdo e, até o momento, emergiram dois eixos de análise, a saber: “estágio curricular supervisionado: as aprendizagens sobre a docência” onde o intuito foi apresentar as aprendizagens sobre a docência percebidas pelos estagiários de educação física bem como a estrutura que o estágio ocorre e o segundo eixo intitulado como “o papel do professor-colaborador na construção da identidade docente” em que foi identificado e analisado a percepção dos estagiários sobre o papel do professor-colaborador na construção da sua identidade. A partir dos eixos apresentados, observamos que há o reconhecimento da importância dos estágios para a formação dos futuros professores, assim como há a constatação da relevância do professor-colaborador no âmbito das diferentes aprendizagens acerca da docência e da construção da identidade. Embora tenham sido levantadas algumas dificuldades com relação à estrutura dos estágios, no que se refere a articulação entre universidade e escola, identificamos que os estagiários apreendem elementos relativos às práticas ligadas à gestão do tempo de aula, à linguagem adequada a cada faixa etária, à utilização de espaços e à adaptação de materiais para as aulas de Educação Física, que estão relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo professor-colaborador no período dos estágios, o que indica modos de ser professor de Educação Física com os quais os estagiários denotam apoiar suas percepções e processo de constituição identitária profissional." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID362_TB149_16052023192942.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIE ERBETTA MAHAS KAWAMOTO" "autor_nome_curto" => "EMILIE MAHAS" "autor_email" => "emilie_mahas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }