O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92379 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 364 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Problema investigado: Este trabalho tem como foco o portfólio como dispositivo contemplado nas Diretrizes Curriculares de Formação Inicial de Professores, considerando que ele pode ser utilizado como processo formativo ou processo de controle. Objetivo do estudo: Assim, propõe analisar a existência e proposição do portfólio em disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, tendo em vista o perfil profissional a ser formado. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e os programas da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino II (ECS-PE II) utilizado na pandemia e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III(ECS-PE III) na pós-pandemia, como estudo piloto. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP,ECS-PE II e ECS-PE III, bem como análise de conteúdo desse mapeamento. Estes dados não foram submetido ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que tem dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes. Resultados: (a) PP (perfil profissional)- tem como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, à docência – uma docência que traz subjacente a ela como condição sine qua non o conhecimento do movimento humano (motricidade humana) aplicado ao fenômeno educativo.(b) ECS-PE II/pandemia – ensino síncrono e assíncrono; escola (online): entrevista/professor, consulta e HTPC e HTPI; analise reflexiva (planejamento de ensino da EF e portfólio -classroom) de todas atividades. (c) ECS-PE III/pós pandemia – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portfólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – ele aparece como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019; no curso analisado emerge em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS. Conclusões: A formação de professores na universidade estudada antecipou o uso do portfólio e reflexões no campo do ECS ao contemplar aspectos de uma cultura profissional (discernimento, aprendizado profissional e ética) e considerar a docência como a base dessa identidade profissional, valorizando os processos de socialização profissional e do ensino como profissão. No desenho do portfólio pandemia e portfólio pós pandemia encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes a cada período. Concluiu-se que “tempos de crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos e que mesmo no “caos” pode haver ordem se houver engajamento profissional." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID364_TB153_16052023234205.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA APARECIDA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.a.goncalves@unesp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92379 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 364 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE CRISE: ANÁLISE DA PROPOSTA DE PORTFÓLIO NA LEGISLAÇÃO E A SUA PRESENÇA COMO DISPOSITIVO PARA O ENSINO EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Problema investigado: Este trabalho tem como foco o portfólio como dispositivo contemplado nas Diretrizes Curriculares de Formação Inicial de Professores, considerando que ele pode ser utilizado como processo formativo ou processo de controle. Objetivo do estudo: Assim, propõe analisar a existência e proposição do portfólio em disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, tendo em vista o perfil profissional a ser formado. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e os programas da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino II (ECS-PE II) utilizado na pandemia e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III(ECS-PE III) na pós-pandemia, como estudo piloto. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP,ECS-PE II e ECS-PE III, bem como análise de conteúdo desse mapeamento. Estes dados não foram submetido ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que tem dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes. Resultados: (a) PP (perfil profissional)- tem como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, à docência – uma docência que traz subjacente a ela como condição sine qua non o conhecimento do movimento humano (motricidade humana) aplicado ao fenômeno educativo.(b) ECS-PE II/pandemia – ensino síncrono e assíncrono; escola (online): entrevista/professor, consulta e HTPC e HTPI; analise reflexiva (planejamento de ensino da EF e portfólio -classroom) de todas atividades. (c) ECS-PE III/pós pandemia – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portfólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – ele aparece como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019; no curso analisado emerge em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS. Conclusões: A formação de professores na universidade estudada antecipou o uso do portfólio e reflexões no campo do ECS ao contemplar aspectos de uma cultura profissional (discernimento, aprendizado profissional e ética) e considerar a docência como a base dessa identidade profissional, valorizando os processos de socialização profissional e do ensino como profissão. No desenho do portfólio pandemia e portfólio pós pandemia encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes a cada período. Concluiu-se que “tempos de crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos e que mesmo no “caos” pode haver ordem se houver engajamento profissional." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID364_TB153_16052023234205.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA APARECIDA GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela.a.goncalves@unesp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }