CARACTERIZAÇÃO DA DEMANDA FISIOLÓGICA DO CURSO DE COMANDOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
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Descrever as demandas fisiológicas em operações simuladas no CCFA e testar a diferença entre elas. Foram avaliados 25 militares da ativa (30,6 ± 4,3 anos), homens e voluntários durante uma marcha (M) de 18 km (para o menor tempo possível) e quatro operações (OP1, OP2, OP3 e OP4) simuladas de patrulha (reconhecimento e combate) com objetivos estratégicos e com sono, alimentação e hidratação reduzidos. Em todas elas os alunos carregavam aproximadamente 43 kg de equipamento. Durante as atividades foram monitorados tempo de duração, a distância, frequência cardíaca média (FCmed) e percentual da frequência cardíaca máxima pelo método da FC de reserva (FCres) com o cardiofrequencímetro POLAR V800. Para estimar e avaliar a demanda fisiológica da atividade foi calculado o impulso de treinamento total (TRIMPt) pelo método de Banister. Para testar as diferenças entre a M e as quatro operações foi aplicada uma ANOVA para medidas repetidas, com post-hoc de tukey quando necessário (P ? 0,05). 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