Não podemos deixar de pensar que o emocional interfere no aprendizado. A afetividade é atribuída como uma condição inevitável na construção da inteligência e o afeto faz parte de todo o processo educativo e deve ser visto como parte inseparável da aprendizagem. No presente artigo, temos como objetivo analisar a importância dos aspectos socioafetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem, com foco na importância da afetividade como recurso motivacional para a relação professor-aluno. Baseada nas teorias de PIAGET, VYGOTSKY, WALLON e FREIRE, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica; e a seleção dos artigos se deteve à abrangência do tema proposto. Diante da necessidade de entender se o comportamento intelectual é motivado pelas implicações afetivas e se o fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para o melhor rendimento escolar, através dos estudos, conclui-se que aos educadores é direcionada uma enorme responsabilidade frente aos seus alunos, tanto como professores, quanto como pessoas que exercem uma grande influência na vida escolar dos mesmos. Pois a aprendizagem se dá através de interações mútuas e dinâmicas, nas quais alunos e professores estabelecem relações afetivas que solidificam o desenvolvimento significativo de habilidades cognitivas e sócio-afetivas.