ONLINE OU OFFLINE? O USO DA FERRAMENTA CRAFT NAS AULAS REMOTAS.
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Como medida emergencial, o Ministério da Educação autorizou em 30 de maio de 2020, que atividades remotas passassem a valer como carga horária. Pensando nas lacunas de Português e Matemática apresentadas pelos estudantes, bem como o défice no desenvolvimento das habilidades/competências na matemática, leitura e escrita; surgiu a necessidade de manter o ritmo da aprendizagem nas aulas remotas. De tal modo como nas aulas presenciais, onde sempre trabalhei a ludicidade, evidenciando sempre o meu papel como mediador, tornando as aulas mais ativas e participativas, tendo como aliados o uso de jogos e a construção dos mesmos: brinquedo e brincadeira. Este artigo intenta analisar o impacto da ferramenta craft nas aulas remotas, desenvolvendo no estudante a importância da rotina de estudos. Utilizar metodologicamente esta ferramenta no período de aulas, possibilitou um norte para a aprendizagem. A palavra se origina do inglês “craft” que na tradução literal significa ofício, arte, profissão, artesanato. No contexto escolar é construir objetos manualmente. Neste contexto, o jogo e o construir (craft) o jogo, resultaram em vivências díspares e bastante exitosas no espaço pedagógico. Utilizando como pano de fundo um conteúdo, um conceito, uma ideia, os discentes puderam vivenciar na prática e de forma remota, os descritores propostos na metodologia, focado sempre nos eixos estruturantes: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Buscando sempre uma postura de análise, auxiliando e identificando as reais necessidades dos estudantes, obtivemos assim, um trabalho pedagógico de acordo com suas realidades, suas experiências, impactando significativamente no processo de aprendizagem." 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