ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94810 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 7142 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7142_TB231_08122023211620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Sidney Martins" "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94810 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 7142 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7142_TB231_08122023211620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Sidney Martins" "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }