IDENTIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR AFRICANO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: NARRATIVA E POSICIONAMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94850 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 7833 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR AFRICANO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: NARRATIVA E POSICIONAMENTOS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de constituição identitária docente de um professor africano de São Tomé e Príncipe, a partir do processo narrativo de sua história de vida. Realizamos uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa narrativa com o uso de entrevista narrativa mediada por videoconferência. O participante foi selecionado a partir de uma amostragem por conveniência. Utilizamos as análises narrativa e temática em uma perspectiva dialógica para tratar as informações que emergiram da transcrição literal da videoconferência. Organizamos uma tabela com os temas, os significados e os enunciados presentes no processo conversacional da entrevista e elaboramos um mapa semiótico a partir da articulação dos temas e dos significados. A partir da análise da narrativa do participante, observamos uma perspectiva de proximidade entre ele e os seus alunos, mediada pelo contexto cultural do toque, moldada através de sua interação com seus colegas de formação, seus alunos e a sociedade em geral. Identificamos que, em seu percurso de formação inicial, ele assume posicionamentos de altruísmo e resiliência. Portanto, o processo de constituição identitária docente do professor africano é dinâmico e contextual, influenciado por suas experiências pessoais e culturais, pelo contexto em que ele ensina e por sua interação com os outros indivíduos. A pesquisa tem implicações significativas por contribuir para o debate sobre a formação e constituição identitária de professores em diferentes contextos histórico-culturais. Além disso, coopera para o desenvolvimento teórico-conceitual do campo de estudo sobre a constituição identitária docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7833_TB281_01042023163102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RUFINO NUNES" "autor_nome_curto" => "RENATA RUFINO" "autor_email" => "renatarufino100@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94850 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 7833 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE DE UM PROFESSOR AFRICANO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: NARRATIVA E POSICIONAMENTOS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de constituição identitária docente de um professor africano de São Tomé e Príncipe, a partir do processo narrativo de sua história de vida. Realizamos uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa narrativa com o uso de entrevista narrativa mediada por videoconferência. O participante foi selecionado a partir de uma amostragem por conveniência. Utilizamos as análises narrativa e temática em uma perspectiva dialógica para tratar as informações que emergiram da transcrição literal da videoconferência. Organizamos uma tabela com os temas, os significados e os enunciados presentes no processo conversacional da entrevista e elaboramos um mapa semiótico a partir da articulação dos temas e dos significados. A partir da análise da narrativa do participante, observamos uma perspectiva de proximidade entre ele e os seus alunos, mediada pelo contexto cultural do toque, moldada através de sua interação com seus colegas de formação, seus alunos e a sociedade em geral. Identificamos que, em seu percurso de formação inicial, ele assume posicionamentos de altruísmo e resiliência. Portanto, o processo de constituição identitária docente do professor africano é dinâmico e contextual, influenciado por suas experiências pessoais e culturais, pelo contexto em que ele ensina e por sua interação com os outros indivíduos. A pesquisa tem implicações significativas por contribuir para o debate sobre a formação e constituição identitária de professores em diferentes contextos histórico-culturais. Além disso, coopera para o desenvolvimento teórico-conceitual do campo de estudo sobre a constituição identitária docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7833_TB281_01042023163102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RUFINO NUNES" "autor_nome_curto" => "RENATA RUFINO" "autor_email" => "renatarufino100@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }